Banca de DEFESA: RODRIGO BOZI FERRETE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO BOZI FERRETE
DATA: 13/12/2016
LOCAL: Auditório da didática II
TÍTULO: O ensino a partir da Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Educação Matemática. Etnomatemática. Educação Ambiental. Paulo Freire.

Avaliações nacionais referentes ao ensino aprendizagem da Matemática têm indicado que os alunos brasileiros possuem, de modo geral, um baixo rendimento escolar nessa disciplina. Um dos motivos discutidos para justificar esse desempenho é a característica abstrata de como esse conhecimento é trabalhado em sala de aula, uma vez que essas avalições indicam, de modo geral, que o ensino dessa disciplina se caracteriza por um conhecimento teórico sem relação com o cotidiano do aluno. Com o intuito de contribuir com essas discussões o presente estudo tem como objetivo compreender como a Etnomatemática contribui para o desenvolvimento de um ensino na perspectiva ambiental, capaz de promover conhecimentos válidos para a formação de um indivíduo crítico, participativo e corresponsável com o ambiente. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida através de uma intervenção na disciplina Matemática II, do Curso Integrado em Edificações do campus de Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, em que foram trabalhadas atividades de ensino do conteúdo da Matemática, elaboradas a partir das concepções teóricas da Etnomatemática e da Educação Ambiental Crítica. Os dados coletados foram interpretados seguindo os conceitos da Análise do Discurso. Em termos teóricos, foi verificado que a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica apresentam uma forte influência da proposta pedagógica de Paulo Freire e, assim, possuem elementos comuns, bem como características complementares que favorecem o trabalho conjunto delas, uma vez que uma complementa a outra: a Etnomatemática abre um espaço pedagógico para que a Educação Ambiental Crítica se desenvolva, enquanto que a segunda amplia a investigação da primeira, trazendo a preocupação em relação ao ambiente de produção e às condições sociais e políticas em que o conhecimento é produzido. Através dos resultados obtidos concluiu-se que o trabalho conjunto dessas duas linhas de pesquisa, trabalhadas a partir de uma prática pedagógica problematizadora, baseada no diálogo com os alunos, possibilitou: um ensino favorável ao desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica sobre a realidade deles; um entendimento mais complexo da importância e do significado da Matemática para eles; motivação para participar e assistir a aula de Matemática e a participação nela; interesse em continuar pesquisando mais informações sobre os problemas abordados nas aulas; aumento da autoestima relacionada à capacidade e ao conhecimento que possuem; desenvolvimento do pensamento crítico para entender os problemas de seu cotidiano; responsabilidade e desenvolvimento da autonomia enquanto cidadãos ativos da sociedade.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Interno - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO