Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS GALVÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIA CRISTINA DE MELO SANTOS GALVÃO
DATA: 28/11/2016
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO FUTURO PROFESSOR
PALAVRAS-CHAVES: Biologia, Ciências, Estágio Supervisionado, Identidade Docente, Licenciandos, Professores, Profissionalização, Saberes Docentes.

Esta pesquisa trata dos efeitos das disciplinas de estágio supervisionado na formação dos professores de Ciências e Biologia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor José Aloísio de Campos, localizado no município de São Cristóvão/SE. Tem como objetivo geral identificar os efeitos do estágio supervisionado na formação da identidade docente e na profissionalização dos professores de Ciências Biológicas, por meio da relação entre teoria e prática. Como objetivos específicos elencamos os seguintes: levantar as concepções sobre o que é ser professor, a formação da identidade docente e a profissionalização docente tanto dos alunos de Ciências Biológicas que recém ingressaram no curso no período de 2016/1 quanto dos estagiários, a fim de compará-las; verificar de que forma as disciplinas de estágio supervisionado estão sendo trabalhadas no curso de licenciatura em Ciências Biológicas, na relação entre teoria e prática, na visão dos licenciandos; compreender quais sentidos os licenciandos em Ciências Biológicas atribuem à disciplina de estágio supervisionado; verificar a evolução das concepções que os licenciados em Ciências Biológicas atribuem às disciplinas de estágio, por meio dos dados coletados no decorrer da pesquisa, a fim de verificar as mudanças ocorridas durante a sua formação. Em relação aos instrumentos de coletas de dados, foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas e grupo focal. Os dados encontrados até o momento foram discutidos tendo o embasamento teórico de autores como Selma Garrido Pimenta, António Nóvoa e Maurice Tardif e seus colaboradores. Por meio dos dados coletados e analisados até o momento, não foi possível verificar diferenças marcantes entre as concepções dos alunos que entraram no curso no período de 2016/1 e as dos alunos estagiários que estão no curso há mais de dois anos. A maior parte dos sujeitos (tanto alunos quanto estagiários) escolheu o curso como segunda opção e, apesar de estarem em uma licenciatura, não se veem enquanto professores da educação básica. Um dos motivos listados pelos sujeitos da pesquisa em relação a este fato diz respeito à própria desvalorização da docência, uma situação observada no contexto social e na convivência com pessoas que exercem esta profissão. Ficou visível também que o início da formação da identidade dos pesquisados se deu enquanto estes eram alunos da educação básica, sendo influenciados pela prática de "bons" e "maus" professores.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA