Banca de DEFESA: MARIA HELOISA DE MELO CARDOSO

DISCENTE: MARIA HELOISA DE MELO CARDOSO
DATA: 30/11/2016
LOCAL: a definir
TÍTULO: INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Aluno com Deficiência. Formação Profissional. Inclusão.

Este estudo teve como principal objetivo analisar os dispositivos para a inclusão do aluno com deficiência nos cursos de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju, no período de 2007 a 2016. Especificamente, buscou-se averiguar sua forma de ingresso na instituição, de modo a constatar se as propostas pedagógicas que ela adota possibilitam o acesso do aluno com deficiência aos conhecimentos necessários à sua formação profissional. Pretendeu-se, ainda, identificar as dificuldades e facilidades encontradas por esses alunos, por meio do procedimento de analisar as condições de acessibilidade pedagógica, arquitetônica e de comunicação situadas no ambiente institucional. Para tanto, a pesquisa orientou-se pela metodologia do estudo de caso, em cujo âmbito desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, que se efetivou com objetivo exploratório sob duas diferentes formas: a observação e a investigação de sujeitos. Para a coleta dos dados, optou-se pela entrevista semiestruturada aplicada ao diretor, aos coordenadores e pedagogos, assim como um questionário composto de questões abertas e fechadas, para os alunos com deficiência, professores e alunos com deficiência egressos da instituição, num total de 36 participantes. A pesquisa constatou que a inclusão não se concretiza pelo simples fato de ser assegurado o ingresso desses alunos no sistema educacional, pois, mesmo com as conquistas e o amparo legal, a transformação da escola em um espaço para todos ainda se constitui um desafio, no sentido de responder eficazmente às necessidades individuais do discente.Pode-se dizer, em conclusão, que garantira oferta de formação profissional para alunos com deficiência certamente se constituiu um avanço, porém apenas ter formação não é condição suficiente para que essas pessoas tenham acesso ao mundo do trabalho.

Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Interno - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS