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Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO TORRES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO TORRES RIBEIRO
DATA: 18/11/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: A expansão do IFBA: limites e possibilidades na implantação do Acordo de Metas e Compromissos (2008-2014)
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho; Educação Profissional; Gerencialismo; Políticas Públicas; Institutos Federais.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho, A Expansão da educação profissional no IFBA: limites e possibilidades na implantação do Acordo de Metas e Compromissos, tem o objetivo de analisar e avaliar os novos preceitos legais criados a partir do estabelecimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil, através do marco jurídico posto pela Lei n° 11.892/2008, propagados como marco da política e da expansão da educação profissional e tecnológica ao longo dos governos Lula e Dilma Roussef. Como recorte mais específico, intenta verificar e discutir o processo de cumprimento do Termo de Acordo de Metas e Compromissos (TAMC) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) a partir de 2010, relacionado às taxas de evasão e repetência e de acordo com “índices de eficiência e eficácia” assumidos entre a Instituição e o Ministério da Educação. Discute-se que as políticas de caráter social, como a expansão da educação pública profissional, a exemplo dos IFs, se por um lado representou um esforço em promover maior justiça social, redundou também em um atrelamento desta, à uma política econômica, organização e gestão burocráticas assentadas em uma concepção de estado impregnada de uma “lógica de mercado”. Avalia-se que o TAMC se enquadra nos cânones gerencialistas como expressão dessa “lógica de mercado”, e analisa-se os limites na aplicação deste no IFBA. Apresenta-se essa pesquisa numa concepção de investigação crítico-dialética e dentro de uma perspectiva exploratória. Os instrumentos de coleta de informações privilegiam entrevistas temáticas semi-estruturadas, questionários e fichas de documentação com os principais gestores: Reitor/a, Pró-Reitores, Diretores Gerais de Campi, Diretores de áreas sistêmicas. Distingue-se na utilização como fontes primárias, os principais documentos legais como o Decreto no 6.095/2007, o qual estabeleceu as diretrizes para o processo de integração de institutos federais de educação tecnológica, a Lei no 11.892/2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criando os IFs, o Termo de Acordo e Metas e Compromissos IFBA-MEC, o Projeto Pedagógico, o Plano de Desenvolvimento Institucional e Relatórios de Gestão do IFBA, até o período de 2014.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 04/11/2016 08:03
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