Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE AUGUSTO BATISTA DOS SANTOS
DATA: 21/11/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: OS ESTADOS UNIDOS COMO NAÇÃO-MODELO NO BRASIL OITOCENTISTA: o caso da instrução pública (1832-1888)
PALAVRAS-CHAVES: Americanismo. Antiamericanismo. Estados Unidos. Identidade Nacional. História da Educação.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta dissertação tem como objetivo investigar o modo como os Estados Unidos da América emergem como nação-modelo no discurso oficial do Império do Brasil, através da análise dos Relatórios Ministeriais emitidos pela Secretaria de Estado dos Negócios do Império entre os anos de 1832 e 1888, data em que é apresentado à Assembleia Geral Legislativa o último Relatório Ministerial referente ao período imperial, a um ano da proclamação da República, que acarretou a adoção do sistema federativo norte-americano, a partir do qual o país passou a se chamar Estados Unidos do Brasil. Norteou nosso esforço de análise a hipótese de que as representações daquele país encontráveis nos documentos enunciados assentam-se numa imagem mitificada dos Estados Unidos, resultante, em sua maior parte, das práticas de leitura dos Ministros e Inspetores Gerais da Instrução Primária e Secundária do Império; isto é, as representações daquele país que subjazem ao discurso desses agentes do governo provinham principalmente dos escritos a que tiveram acesso.