Banca de DEFESA: ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARCIA BARBOSA DOS SANTOS
DATA: 21/02/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: Civilização, Modernidade e Educação nas páginas do jornal A Razão(1898-1923)
PALAVRAS-CHAVES: Jornal A Razão. Impressos. História da Educação. História de Sergipe. História da Leitura.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa teve como foco investigativo a relação entre o jornal A Razão fundado na cidade de Estância, situada na região sul do Estado de Sergipe em 1898 pelo jornalista e empresário Augusto Gomes(1872-1923) até seu falecimento em 1923. O objetivo principal foi identificar e analisar o lugar ocupado pelo referido hebdomadário na formação cultural e intelectual da sociedades estanciana, visto que atuou de forma preponderante no estímulo à leitura, na divulgação das manifestações artísticas: teatro, cinema e música, não só em Estância, mas em todo o Estado de Sergipe. A base de dados teve como fonte basilar 254 exemplares do jornal, bem como: entrevistas, atas, boletins, ofícios, cartas e fotografias. A partir da base de informações, foi possível elaborar um estudo sociohistórico, sustentado nos conceitos de campo, capital social, capital cultural e habitus desenvolvidos por Pierre Bourdieu além de estabelecer um diálogo com as reflexões de Carlo Ginzburg sobre “pistas, indícios e sinais”. A hipótese que norteou esta pesquisa de doutoramento consistiu na compreensão de que, ao longo do período de sua atuação, tendo como proprietário o jornalista Augusto Gomes, o jornal A Razão constituiu um importante meio de prática educativa não-escolar da cidade de Estância. Compreendo que Augusto Gomes criou em torno do jornal várias “redes” constituídas por diferentes grupos sociais, a saber: político, religioso, educacional, artístico e benemerente, contribuiu sobremaneira através da imprensa para a elevação do seu capital junto a seus pares e promovendo trocas simbólicas que permitiram-lhe atingir a realização dos seus propósitos educativos junto à sociedade estanciana.

Externo ao Programa - 426614 - ANTONIO FERNANDO DE ARAUJO SA
Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo � Institui��o - KAZUMI MUNAKATA