Banca de DEFESA: ADEMIR ANTONIO DA SILVA

DISCENTE: ADEMIR ANTONIO DA SILVA
DATA: 14/10/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE CAMPUS LAGARTO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NO MUNDO DE TRABALHO.
PALAVRAS-CHAVES: Campus Lagarto. Educação Profissional. Egresso. Empregabilidade. Industrialização.

A Educação Profissional e Tecnológica, nas mais diversas modalidades de ensino, tem uma grande importância no desenvolvimento da indústria brasileira, graças ao seu papel na formação de mão de obra qualificada para o trabalho. Este estudo teve como objetivo central investigar onde estão os egressos do curso técnico em eletromecânica do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Lagarto. A pesquisa de egressos do curso de eletromecânica é justificada por tratar-se do curso com maior demanda e, consequentemente, aquele que, em tese, mais emprega nas empresas da região onde está situado o Campus. Foi feito um levantamento dos alunos que concluíram o curso no período compreendido entre 2010.1 e 2014.2 e foram aplicados 194 questionários, pelos meios de comunicação social, o que agilizou as respostas e facilitou recebê-las. Tão logo foram recebidas, eletronicamente, as respostas foram tabuladas e analisadas, segundo os objetivos propostos. Oriundos das escolas públicas, os egressos trabalham e estudam como forma de garantir a empregabilidade, tem continuidade com outros cursos, sejam cursos técnicos ou de nível superior e pós-graduações em áreas correlatas ao curso de eletromecânica, mostram satisfação com a média salarial em empresas do ramo alimentício e avaliam como boa a qualificação dos docentes da rede federal. É a área de mecânica que os qualifica para o trabalho, pela necessidade de manutencistas, carecendo de conhecimentos de eletro/eletrônica para atuar com desenvoltura nas novas tecnologias do setor produtivo. É possível concluir-se que o estágio é uma ferramenta importante na formação, mas por falta de processos padronizados e integração com as indústrias da região, o IFS não supre completamente as necessidades dos futuros profissionais. Apesar disso, ficou evidente a importância da formação técnica ofertada às comunidades das mesorregiões agreste e leste sergipano, por meio do IFS – Campus Lagarto, na perspectiva tanto da inserção no mundo do trabalho, como também nas possibilidades que se tem de condições mais cômodas de estabilidade ou mobilidade no trabalho.

Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS

Notícia cadastrada em: 04/10/2016 08:02