Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRANILDE DOS SANTOS ROCHA SOUZA
DATA: 12/09/2016
HORA: 17:00
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: Estratégias e metodologias para o ensino de Língua Portuguesa para surdos
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Gêneros textuais. Língua Portuguesa. Metodologias. Surdos.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:
Esta pesquisa teve por objetivo compreender como se desenvolvem as metodologias e estratégias de ensino de Língua Portuguesa através dos gêneros textuais para surdos em salas inclusivas na 1ª Série do Ensino Médio numa escola estadual em Aracaju-SE. Justifica-se, diante da queixa de professores sobre o desafio para encontrar uma metodologia adequada, devido à dificuldade destes alunos com a leitura, interpretação e escrita, assim como pela necessidade de uma formação de professores próxima da realidade escolar de acordo com a diversidade. Fundamenta-se nos estudos de Alves et (2010) sobre inclusão social; conceito de metodologias e estratégias de Brown (1994); conceito de gêneros textuais de Marcuchi (2010) e Porto (2009); e Sales (2004) sobre o ensino de Língua Portuguesa para surdos.