Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELOISA DE MELO CARDOSO

DISCENTE: MARIA HELOISA DE MELO CARDOSO
DATA: 06/09/2016
LOCAL: Didática I, Sala 06
TÍTULO: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Aluno com Deficiência. Formação Profissional. Inclusão Educacional.

Esta pesquisa buscou analisar os procedimentos adotados para a inclusão do aluno com deficiência nos cursos de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Aracaju. Como procedimento metodológico, adotou-se o estudo de caso, em cujo âmbito se desenvolveu uma pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, a observação do ambiente institucional, as entrevistas semiestruturadas, com um conjunto de 10 questões sistematizadas, todas subjetivas, realizadas com o diretor do IFS, 4 Coordenadores de Curso, 1 Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE),2 ex-coordenadoras do NAPNE 4 Pedagogas, além de questionários, com questões abertas e fechadas, aplicados a 9 alunos com deficiência, 4 ex-alunos com deficiência e 11 professores que ministravam aulas para alunos com deficiência. Os resultados preliminares permitem apreender que, na instituição pesquisada, são deficientes os dispositivos de infraestrutura, tais como, arquitetura predial, material didático, equipamentos, dentre outros, aliados à falta de profissionais (corpo docente e técnico) qualificados. Denotou-se, ainda,a necessidade de se reformular o trabalho pedagógico, no tocante à diversidade e flexibilidade curriculares, de modo que as práticas educativas possam atender aos alunos com deficiência, em ambiente escolar favorável às finalidades da inclusão educacional.

Presidente - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Interno - 1108628 - ISA REGINA SANTOS DOS ANJOS
Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA

Notícia cadastrada em: 02/09/2016 08:40