Banca de DEFESA: ANDRÉ LUIS CANUTO DUARTE MELO

DISCENTE: ANDRÉ LUIS CANUTO DUARTE MELO
DATA: 29/07/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: OLHARES SOBRE AS LOUSAS DIGITAIS INTERATIVAS: o caso do IFS Campus Estância.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Tecnologia Digital Interativa. Lousa Digital. Professor. Sala de Aula.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa busca compreender como tem se dado o processo de apropriação da Lousa Digital Interativa (LDI) como dispositivo didático pedagógico no Instituto Federal de Sergipe – IFS/Campus Estância, tendo como objetivo de pesquisa analisar o processo de utilização dessa Tecnologia Digital pelos professores(as). A metodologia de pesquisa está pautada na modalidade Estudo de Caso, descritiva, a qual se destina a identificar a existência de uma determinada situação, suas causas e se existe relação entre a situação e a teoria proposta. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas semi-estrturadas, e questionário enviado por e-mail para todos os professores que ministram aulas nas modalidades Subsequentes, Integrados e Superior e, portanto, nortearam as análises do trabalho como instrumentos metodológicos de investigação. Esta investigação está centrada no campo da Educação, mais especificamente, na área tecnologia educativa tendo como referência de análise o campo das Cultura das Mídias Digitais Interativas. O interesse por esta investigação se dá pela importância de estudos que confirmam a relevância desse tipo de recurso, necessitando de reflexão para evitar usos parciais ou ineficazes dessa tecnologia digital junto aos profissionais de educação. O que se percebe é que na tentativa de incorporar as novas formas de ensinar usando as mídias e as tecnologias, a maioria dos professores têm feito adaptações reducionistas ou até mesmo ignorado esses dispositivos. Nesse sentido, verifiquei que é necessária a constituição de processos de formação docente para o uso das tecnologias digitais interativas nas Instituições de ensino, através das experiências e teorização do campo. Ainda, sugiro revisão do planejamento político-pedagógico integrando programa de qualificação profissional para potencializar práticas pedagógicas com uso de tecnológicas digitais interativas.

Presidente - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Externo à Instituição - SÔNIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO

Notícia cadastrada em: 19/07/2016 08:52