Banca de DEFESA: DANIELLE LIMA SILVA

DISCENTE: DANIELLE LIMA SILVA
DATA: 04/07/2016
LOCAL: a definir
TÍTULO: QUESTÕES RACIAIS NA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MUSSUCA: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA AÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
PALAVRAS-CHAVES: Currículo Escolar. Relações Etnicorraciais. Comunidade Quilombola Mussuca. Formação continuada de professores.
ÁREA: Educação

A Mussuca é uma povoação de remanescentes de quilombo que fica situada no município de Laranjeiras/Sergipe. Lugar de resistências e contradições. Analisar os elementos que negam ou ampliam o conhecimento dos docentes sobre as questões raciais tomando como referência a participação destes no curso de extensão de formação de professores no quilombo Mussuca constitui o objetivo central desta pesquisa. A questão basilar foi: Por que os professores que atuam em escolas localizadas em comunidades remanescentes de quilombos têm apresentado dificuldades constantes em trabalhar na perspectiva da educação quilombola? A nossa hipótese é a de que os fatores culturais, econômicos e políticos resistentes à diversidade etnicorracial, os saberes exclusivamente eurocêntricos, inculcados historicamente na vida das pessoas que estão em ambientes educacionais, além da ausência de formação para os trabalhadores da educação com temas ligados aos valores africanos e afro-brasileiros; são causadores da negação de um currículo que respeite e trabalhe as diferenças no corpo da instituição escolar. A análise do estudo aproxima da linha do materialismo histórico dialético, visto que o seu desenvolvimento partiu da realidade material existente na comunidade e suas contradições. Utilizamos como instrumentos de coletas de dados referenciais bibliográficos, artigos científicos, dissertações e teses. A pesquisa é de abordagem qualitativa situando-se no campo da pesquisa-ação, justificada pelas oficinas que realizamos com os educadores das instituições de ensino desta comunidade. Aplicamos como instrumentos de pesquisa a técnica da observação e do questionário. O resultado deste estudo comprova a hipótese aqui levantada. Por outro lado, a formação continuada dos educadores que vem sendo desenvolvida pelo Projeto do Observatório em Educação (UFS), já tem refletido positivamente no modo de pensar do docente sobre a questão etnicorracial. Eles vêm percebendo o verdadeiro lugar do negro na formação social brasileira, não como sinônimo de escravo, mas de trabalho. Portanto, sua contribuição na formação do país ela é histórica, econômica, cultural e política.

Externo à Instituição - LUDMILA OLIVEIRA HOLANDA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA
Presidente - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 17/06/2016 09:23