Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIZA ALVES GUIMARÃES

DISCENTE: MARIZA ALVES GUIMARÃES
DATA: 15/06/2016
LOCAL: Sala 03 do Polo de Gestão
TÍTULO: A Educação Física e o CODAP-UFS: um olhar para sua organização curricular a partir da sua trajetória histórica
PALAVRAS-CHAVES: Nova História Cultural. Prática educativa. Experiências curriculares.
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

A presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo o currículo – ou os currículos – da disciplina escolar Educação Física e suas mudanças no desenvolvimento histórico do currículo – ou dos currículos – do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Trata-se, portanto, de um estudo localizado no campo acadêmico-científico da “história do currículo (escolar)”, orientado pelo paradigma da “Nova História Cultural”. Não obstante, nosso foco stricto senso não se dirige à arena da “história das disciplinas (escolares)”, apesar da reciprocidade e interdependência entre ambas as temáticas. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender a configuração curricular da disciplina Educação Física no currículo mais amplo do CODAP-UFS; tendo como marco – recorte – temporal o período de 1959 (ano de fundação do CODAP-UFS) até 1996 (promulgação da LDB). Como objetivos específicos propusemos: a) investigar teoricamente as articulações dos estudos atuais sobre história do currículo segundo o ponto de vista da Nova História Cultural e a noção de Nova História promovida pela Escola dos Annales; b) compreender o currículo escolar sob a ótica da Nova História Cultural; c) analisar os registros documentais em que o lugar ou o papel da Educação Física conste como parte do currículo do CODAP-UFS segundo suas principais características em termos de conteúdos e experiências educacionais; d) problematizar as lacunas documentais acerca dos conteúdos curriculares próprios da Educação Física. Considerando que sobre o tema do currículo inúmeras abordagens podem ser encontradas no horizonte das investigações, a exemplo dos enfoques sociológicos, jurídicos, políticos, econômicos, didáticos, pedagógicos etc., estudar o currículo específico da Educação Física no âmbito da “história do currículo escolar” nos remete a necessárias compreensões e domínios acerca de elementos teóricos e metodológicos que constituem os fundamentos do olhar historiográfico e de suas inclinações para este campo de pesquisa; que é o da Educação, na esteira de seus problemas.

Presidente - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY

Notícia cadastrada em: 02/06/2016 08:41