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Banca de DEFESA: IVONALDO PEREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVONALDO PEREIRA DE LIMA
DATA: 09/06/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Sala do NEPA (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTI
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Aprendizagem.
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas que estão ao alcance da maioria da população para diversas finalidades, dentre elas, de poder contribuir no processo educativo do cidadão. Nesse sentido, a dissertação teve como objetivo geral compreender o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas de ensino desenvolvida no 9º Ano B da Escola Estadual Almeida Cavalcanti (EEAC). Dentro desse contexto, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo, o método utilizado foi um estudo de caso, e a abordagem exploratória e descritiva. Para isso, enfatizou-se a prática docente desses professores da EEAC. Serviram de instrumentos de coleta de dados dois textos narrativos, escritos pelos professores participantes, na tentativa de levantar dados iniciais sobre suas práticas de ensino; a observação sistemática de 163 aulas dos professores participantes da pesquisa, objetivando conhecer, de perto, como eles utilizavam as TIC no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido no 9º Ano B; entrevistas para buscar com detalhes informações sobre a concepção desses professores
em relação a prática docente apoiada pelas TIC; documentos como: planejamento de ensino dos professores e proposta Pedagógica da escola com finalidade de saber sobre integração das TIC no cotidiano escolar. Para os dados coletados foram utilizados procedimentos de análise de conteúdo, apoiando-se em Bardin. Os resultados evidenciaram a necessidade de repensar a metodologia na prática docente em relação ao uso das TIC em sala de aula, e apontaram para subutilização da ferramenta. Portanto, faz-se necessário ter uma prática docente apoiada pelas TIC e requer mudança da concepção de educação e de sujeito.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 25/05/2016 09:01
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