Banca de QUALIFICAÇÃO: CÂNDIDA LUISA PINTO CRUZ

DATA: 24/05/2016
LOCAL: Sala de Práticas- DED
TÍTULO: TESSITURA DA DOCÊNCIA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Discente com deficiência. Docência no ensino superior. Educação da pessoa com deficiência. Historia da deficiência. Inclusão.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

O ensino superior no Brasil recebeu substancial investimento nos últimos anos, esse crescimento é fruto da reinvidicação da sociedade civil para a democratização do ingresso e permanência de discentes das classes minoritárias, inclusive das pessoas com deficiência no ensino superior. Compreendemos que ainda existe uma lacuna em pesquisas que enfoquem o ensino superior. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o processo de inclusão dos discentes com deficiência na Universidade Federal de Sergipe-UFS, sob a ótica dos participantes desse processo: docentes, discentes e acompanhantes. Delimitamos como lócus, o Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH, Campus São Cristóvão, pois este centro contempla formação de professores em diferentes áreas do conhecimento; diferentes disciplinas voltadas para a temática em tela e professores pioneiros do processo de inclusão na UFS. A metodologia utilizada foi o estudo de caso tipo histórico-organizacional, enquadra-se na abordagem qualitativa utilizada para coleta de dados na área de estudos organizacionais. Como Instrumento de coleta de dados utilizamos a entrevista semi-estruturada e análise documental. Nesse sentido, recorremos aos teóricos: Amaral(1994); Bom fim (2005); Cunha (2000); Garrido & Anastasiou (2014); Januzzi (2006); Lima (2012); Matos (2007); Morim (2003); Sassaki (2007); Rita souza ( 2012); Verônica Souza ( 2010).

Presidente - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA