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Banca de DEFESA: ANDRÉA CRISTHINA BRANDÃO TEIXEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA CRISTHINA BRANDÃO TEIXEIRA
DATA: 05/05/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do NEPA (DED)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO COMPLEXO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA
PALAVRAS-CHAVES: Escolarização. Docência. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva conhecer a prática pedagógica dos professores com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas salas de aula da escolarização básica ofertada no complexo escolar da rede pública estadual em Santana do Ipanema, Alagoas. Realizamos uma pesquisa social, com abordagem exploratório-descritiva-intervencionista. Foram aplicados questionários com os segmentos gestor, docente e discente, para conhecer os sujeitos da pesquisa e verificar como os professores0 vêm utilizando as tecnologias em sua prática. Os dados coletados foram digitados em planilha eletrônica e analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin. Depois, realizamos uma intervenção, com o intuito de explorar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e refletir sobre o uso destas na escolarização. Seu objetivo era propiciar, aos professores participantes, contato com as tecnologias digitais de informação e comunicação, notadamente àquelas que já são comumente utilizadas em contextos extra sala de aula, como as redes sociais, além de aplicativos que venham facilitar sua atividade docente e motivar a aprendizagem. Para isso, utilizamos as plataformas digitais de interação social já comumente utilizadas por professores e pelos alunos, a exemplo do facebook e whatsapp. Para avaliarmos a ação,
utilizamos a entrevista com representantes dos três segmentos já citados. Percebemos que os alunos são mais conservadores quanto ao uso das TDIC em sala de aula e, apesar de as utilizarem em suas interações pessoais, ainda não as (re)conhecem como potenciais instrumentos nos processos de ensino e de aprendizagem. Apontamos ainda que, o uso das TDIC como ferramentas pedagógicas requerem mediação constante do professor, formações contínuas e em serviço para a sua apropriação tecnológica, pois é neste profissional que estão focadas as experiências de uso das TDIC na prática docente. Dessa forma, muito ainda precisa ser feito para que os partícipes do processo educacional formal possam utilizar de forma mais eficiente os recursos interativos proporcionados pelas TDIC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 12/04/2016 15:00
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