Banca de DEFESA: FRANCILEIDE SOUZA ALVES

DISCENTE: FRANCILEIDE SOUZA ALVES
DATA: 29/03/2016
LOCAL: A definir
TÍTULO: o que pensa o estudante sobre o Exame Nacional do Ensino Médio: Enem para quem?
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação em Larga Escala. Aracaju (SE). Enem. Estudantes. Motivação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

Diante da complexidade e abrangência das políticas públicas em educação e da implementação, por parte do Governo, de um modelo de avaliação em larga escala para o ensino médio, faz-se necessário
revisão periódica da fundamentação sobre avaliação em larga escala, dos conceitos norteadores do construto, das matrizes e dos procedimentos de análise dos dados para favorecer a relação com os currículos e as práticas das redes educacionais. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que pensa o estudante sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de podermos identificar quais são as motivações na escolha do estudante em participar dessa avaliação. Em busca da base teórica, foi feita revisão de trabalhos publicados por pesquisadores na área de políticas públicas educacionais, em especial sobre o Enem. Embora ainda não exista no Brasil uma tradição de referencial teórico sobre a temática, contamos com a contribuição de Freitag (2014, 2015), Rico (2007), Viana (1982, 1992, 2003), Bonamino (2002, 2012), Corti (2013), Viggiano (2010). Metodologicamente, esta pesquisa se trata de um estudo de caso que se ampara em aportes legais e teóricos que constituem o Enem, publicados no portal do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) e na normatização do ensino médio. Para compreensão da motivação que leva o estudante a participar desse exame foram aplicados questionários semiestruturados, bem como a realização de entrevistas com os estudantes da rede pública do Estado de Sergipe. Para interpretação desses dados nos baseamos na perspectiva de análise histórico-cultural, com contribuições de Vygotsky e Leontiev. Buscamos ouvir os estudantes do terceiro ano do ensino médio que estavam inscritos no Enem 2015, das dez (10) Diretorias Regionais, abrangendo os oito (08) territórios sergipanos. Contudo, após filtragem dos dados e por representar uma amostra significativa de 161 estudantes, optamos em trabalhar somente com as 17 escolas da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), na capital do Estado. Por fim, após finalização da análise dos resultados coletados, temos o registro da relação que o estudante aracajuano estabelece com o Enem enquanto agente ativo avaliador e avaliado.

Externo ao Programa - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA
Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG