Banca de DEFESA: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES

DISCENTE: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES
DATA: 24/02/2016
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: O Porvir, Jornal Literário e Recreativo: propriedade de uma associação de estudantes do Atheneu Sergipense (1874)
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Cultura Escolar. História Cultural. Jornal Estudantil. O Porvir.

A presente dissertação tem como objeto de estudo o jornal estudantil O Porvir, datado no ano de 1874, pertencente ao primeiro órgão dos estudantes do Atheneu Sergipense, instituição de Ensino Secundário em Sergipe. A pesquisa tem como objetivo principal analisar nos doze números de edições localizados, desse momento de circulação, os temas educacionais abordados no impresso. O marco temporal dessa pesquisa está compreendido entre os meses de agosto de 1874, ao mês de novembro do mesmo ano, essa demarcação justifica-se pela datação dos números de edições do O Porvir, principal fonte da pesquisa. Adotei como fundamentos metodológicos o diálogo com as fontes bibliográficas e documentais, tais como: Leis, Regulamentos, Relatórios, Atas e os números de edições do próprio jornal O Porvir. Dessa forma, o presente trabalho se insere no campo da História da Educação, na perspectiva da Nova História Cultural, utilizando-se de conceitos principais, como cultura escolar de Vinão Frago (1994) e Dominique Juliá (2001), cultura material escolar de Felgueiras (2010), representação de Roger Chartier (1990), e associativismo de Alexis de Tocquevile (2004). Dessa forma, o estudo permitiu compreender um pouco mais sobre o universo discente, a predileção daquele grupo de estudantes do Atheneu Sergipense em 1874 por escritos banhados de ensinamentos morais, religiosos e educacionais, considerados por eles como o caminho para se chegar a “luz” e o sucesso no o por vir. Foi possível notar também um sentimento de patriotismo defendido em meio aos anúncios e poesias sobre as festividades históricas, incentivadas também pela escola, ou seja, um contributo de significativo valor para o entendimento da cultura escolar daquele momento.

Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - SIMONE PAIXÃO RODRIGUES