Banca de DEFESA: JOSÉ DOUGLAS ALVES DOS SANTOS

DISCENTE: JOSÉ DOUGLAS ALVES DOS SANTOS
DATA: 29/02/2016
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: O USO PEDAGÓGICO DE FILMES NO CONTEXTO ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA FORMATIVA POSSIBILITADA AOS DISCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Cinema. Experiência Formativa. Ensino de História.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A pesquisa que apresentamos identificou o uso pedagógico do cinema no ensino de História em uma turma do Ensino Médio e a experiência formativa possibilitada aos discentes pelos filmes. Situamos a discussão relativa ao uso de filmes num horizonte que considera o filme como um texto que ao ser acessado possibilita uma experiência que não se restringe a esfera cognitiva, pois atua no âmbito das sensibilidades humanas, contribuindo para o processo formativo dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que parte de um fenômeno social concreto – o uso de filmes em sala
de aula e sua contribuição ao processo formativo dos discentes –, tendo como método de pesquisa a fenomenologia-hermenêutica. O estudo está delimitado a duas turmas de uma escola da rede pública federal de ensino, com o professor que atua na disciplina de História do Ensino Médio. O texto está dividido em três sessões: introdução, justificativa e procedimentos metodológicos adotados em nosso estudo, onde apresentamos os caminhos percorridos que levaram à produção deste estudo; as dimensões do cinema e o uso pedagógico de filmes no contexto escolar, abordando a relevância da temática no contexto sócio-educacional; e a experiência formativa dos discentes a partir dos filmes, identificada por meio de suas narrativas. Consideramos, diante dos dados colhidos, que os filmes desempenham uma experiência significativa aos discentes, e quando utilizados em sala de aula contribuem sobremaneira para a assimilação e aprendizagem dos conteúdos estudados. Notamos que a leitura dos filmes promove um aprofundamento destes conteúdos e tem capacidade de transformar o(s) sujeito(s) que participa(m) dessa experiência, ao perceber no filme elementos que sintetizam as ideias debatidas na sala de aula e que orientam sua visão de mundo para além do conteúdo estudado, levando em consideração os sujeitos e realidades que circunscrevem aquele conhecimento apreendido.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA