Banca de DEFESA: SYNARA DO ESPIRITO SANTO ALMEIDA

DISCENTE: SYNARA DO ESPIRITO SANTO ALMEIDA
DATA: 21/12/2015
LOCAL: Didática VI, sala 18.
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NAS ROTINAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Participação de crianças. Rotinas escolares.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso, que objetivou compreender quais aspectos do contexto escolar interferem nos modos de participação social de crianças nas rotinas da educação infantil de uma escola municipal da cidade de Estância/SE. Os participantes da pesquisa foram 21 crianças de ambos os sexos (12 meninas e 09 meninos), com 05 anos de idade e 07 mulheres. Os materiais utilizados para a produção de dados foram papel A4, lápis de cor, giz de cera e massa de modelar, além dos seguintes instrumentos: máquina fotográfica, caderno para as anotações de campo, gravador de áudio, computador com gravador de áudio, roteiro de observação e de entrevista semiestruturada. Foram realizados dois encontros semiestruturados de atividades com as crianças e três encontros de Grupo Focal com as professoras. Os dados obtidos através do diário de campo, das transcrições dos áudios e dos desenhos produzidos pelas crianças foram analisados, resultando nas seguintes categorias: (1) Disciplinarização; (2) Escolarização; (3) Rotinização; (4) Interação; (5) Motivação; (6) Brinquedos/brincadeiras e (7) Ambiente. Feito isso, foram separados desenhos, fotos e trechos das transcrições ou observações que demonstrassem os aspectos do contexto escolar que interferiram nos modos de participação social das crianças nas rotinas da escola. Buscou-se a triangulação dos dados para a apresentação e entendimento dos resultados. Os resultados demonstraram o disciplinamento gerindo a educação infantil, com regras arbitrárias, sem significado para as crianças e que atrapalharam a interação entre os pares, bem como a interação professora-criança. Os horários da rotina institucional não estavam articulados pensando nas necessidades e diferentes ritmos de aprender das crianças; a organização do ambiente não se mostrou parte integrante da rotina; há carência de um espaço para a discussão e reflexão das práticas pedagógicas entre as docentes que atuam na escola; ausência da participação familiar e da comunidade nas atividades e planejamentos da instituição educativa; falta de cursos de aperfeiçoamento para as professoras ampliar e atualizar seus conhecimentos sobre as práticas de educação infantil. Por isso, acredita-se ser fundamental rever as práticas pedagógicas, o ambiente e a rotina da escola. Também, fazer mudanças a nível municipal para suprir as necessidades de formação continuada dos profissionais da escola, obter a participação efetiva dos familiares e da comunidade na instituição educativa, a valorização e reconhecimento do professor enquanto mediador da aprendizagem da criança. Tais aspectos podem ser modificados para estar sintonizados com as necessidades e interesses das crianças, tornando as práticas pedagógicas mais significativas para elas.

Presidente - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO

Notícia cadastrada em: 16/12/2015 07:51