Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX REIS DOS SANTOS

DISCENTE: ALEX REIS DOS SANTOS
DATA: 10/12/2015
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: ACADÊMICO SURDO, COMUNICAÇÃO E FACEBOOK: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA MÃO DO ALUNO SURDO
PALAVRAS-CHAVES: Acadêmico surdo. Culturas digitais. Comunicação. Facebook.

A ação de se comunicar é uma das principais necessidades dos seres humanos, torna-se um ato de afirmação da existência; uma afirmação da capacidade cognitiva, emocional, racional e cultural. Devido às constantes transformações nos usos das tecnologias de comunicação digital, bem como, dos ambientes digitais conectados e em rede, atualmente as sociedades vivem em ação comunicacional constante. É dentro desta perspectiva que essa pesquisa se desenvolveu, tendo como objetivo principal perceber como os surdos matriculados na Universidade Federal de Sergipe – UFS, que fazem parte da rede social digital facebook, têm se apropriado das culturas digitais e criado táticas e estratégias para superar suas limitações em processos comunicacionais e na construção de seus conhecimentos por meio de uma rede social digital entre pessoas surdas e ouvintes. Com a perspectiva de alcançar os objetivos propostos nessa pesquisa desenvolvemos uma concepção multirreferencial, tendo como metodologia de pesquisa a etnografia e nos inspirando em Michel de Certeau e suas análises a respeito do cotidiano. De Certeau nos indica caminhos ao afirmar que é importante se interessar, no estudo das práticas cotidianas, não pelos produtos culturais disponíveis em nossa sociedade e sim pelas “maneiras de fazer” dos praticantes. Neste sentido, esta pesquisa, justifica-se fato de que buscamos compreender as possibilidades que são ofertadas ou criadas na rede digital facebook que permitem a esses praticantes em condições singulares de comunicação se relacionarem com outros surdos e com ouvintes usuários ou não da LIBRAS.

Presidente - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 26/11/2015 08:09