Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCE ROBERTSON PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: FRANCE ROBERTSON PEREIRA DA SILVA
DATA: 09/12/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: Educação e preceitos da fé: O colégio do Salvador (Aracaju, 1935-1959)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio do Salvador. Cultura Escolar. História da Educação. História das Instituições Escolares. Memórias.
ÁREA: Educação

Esta dissertação teve como objetivo analisar o processo de criação e o funcionamento dos primeiros vinte e quatro anos do Colégio Salvador, localizado na cidade de Aracaju/Se, dando enfoque à cultura escolar e à cultura material escolar desde a sua fundação até 1959, ano de início do funcionamento da primeira turma do ginásio. A educação brasileira entre as décadas de 1930 e 1940 passava por vários processos de transformações como, por exemplo, a expansão do ensino primário e ginasial e cada vez
mais presente à ampliação da escola privada. Nesse contexto está inserido o Colégio Salvador, que desde a sua criação foi administrado por membros de uma família oriunda da Cidade de Santo Amaro da Purificação no interior da Bahia, de orientação cristã católica, desenvolvendo os processos educativos baseados na fé que professavam. Para a realização desta pesquisa utilizamos: jornais e revistas da época; fontes e arquivos existentes no Colégio; entrevistas com ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários, diretores; fotografias; cadernetas entre outros, além de uma vasta pesquisa bibliográfica. Como categorias de análises priorizamos: História e Memória (LE GOFF, 2003); O tempo vivo da memória (BOSI, 2003); Memória Coletiva (HALBWACHS, 2006); Cultura Escolar (JULIA, 2001).

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 26/11/2015 07:32