Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA VERONICA NUNES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA VERONICA NUNES DE CARVALHO
DATA: 30/11/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: PANORAMA COMPARATIVO DAS ESCOLAS DE CONTAS DO BRASIL: O PAPEL DA ESCOLA DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE NA PROMOÇÃO DO EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
PALAVRAS-CHAVES: CONHECIMENTO. ECOJAN. ESCOLAS DE CONTAS. PROMOÇÃO CIDADANIA. TRIBUNAL DE CONTAS (TC).

A presente tese constitui um estudo comparativo entre todas as Escolas de Contas do Brasil e a do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (ECOJAN). O recorte temporal será de 2002 a 2014, considerando a primeira data o marco da fundação da ECOJAN; e a segunda, o ano findo de 2014. O objetivo geral do estudo é poder identificar se os conhecimentos transmitidos, via escolas de contas, voltados para os servidores, para os jurisdicionados ou à sociedade, na qualidade de agentes de transformação da realidade que os cercam, oferecendo instrumentos de concretização democrática, pedagógica e cidadã na promoção do exercício da cidadania. Parte-se da premissa de que o conhecimento é um instrumento de mudanças, ou seja, uma ferramenta por meio da qual aquele que aprende pode ter a oportunidade de, ao refletir sobre o que aprende e ao traduzir esta aprendizagem para o seu dia-a-dia, tornar-se um ator social apto a transformar a sua própria realidade, não se limitando apenas a repassar informações. Esta pesquisa, metodologicamente, está estruturada como um estudo de caso comparativo com uma abordagem qualitativa. A pesquisa qualitativa possui uma multiplicidade de abordagens e pressupostos. Dentre tantos foi escolhido o estudo de caso com características descritivas em relação ao objetivo e comparativa em relação aos procedimentos de análise, uma vez que serão estudados diferentes contextos, o que permitirá o estabelecimento de parâmetros similares ou não de atuação e de resultados das ações das escolas de contas. Os instrumentos de coleta de dados serão os seguintes: questionários e análise documental. A pesquisa se justifica por demonstrar de que maneira os resultados obtidos servirão para uma melhor descrição/compreensão do problema. Quanto à relevância acadêmica, é um estudo inédito, não há outros sobre o tema e é reduzido o número de pesquisas no mesmo alcance desta. A presente se compõe de 7 (sete) seções: Introdução (Seção 1): contém um mapa que envolve a abordagem geral do tema. A Seção 2 descreve a Metodologia da pesquisa. A Seção 3 faz uma digressão sobre as diversas concepções de cidadania e da promoção do exercício da cidadania. A Seção 4 apresenta os aspectos histórico, evolutivo e constitucional dos Tribunais de Contas e traz uma abordagem específica sobre o Tribunal de Contas de Sergipe. A Seção 5 discorre sobre aspectos gerais das escolas de contas do Brasil e de Sergipe, com o histórico e funcionalidade desta última. A Seção 6 aborda os aspectos condutores da perspectiva comparativa de promoção da cidadania entre a ECOJAN e as outras escolas de contas do Brasil. A Seção 7 detalha e infere se as escolas de contas do Brasil e de Sergipe atuam na promoção do exercício da cidadania, como expressão da conscientização do cidadão para a melhoria da gestão na Administração Pública Brasileira e assim, de forma específica, se propicia maior interação entre o cidadão e o Sistema de Contas do Brasil.

Interno - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO