Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DOUGLAS ALVES DOS SANTOS

DISCENTE: JOSÉ DOUGLAS ALVES DOS SANTOS
DATA: 17/11/2015
LOCAL: Auditório do Programa de Pós Graduação em Educação
TÍTULO: CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: O USO PEDAGÓGICO DE FILMES NO CONTEXTO ESCOLAR E AS APRENDIZAGENS POSSIBILITADAS AOS DISCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Cinema. Ensino de História
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A pesquisa que apresentamos objetiva identificar o uso pedagógico do cinema pelo professor no ensino de História em uma turma do Ensino Médio e as aprendizagens possibilitadas aos alunos pelos filmes utilizados nas aulas. Situamos a discussão relativa ao uso de filmes e as aprendizagens possibilitadas num horizonte que considera o filme como um texto que ao ser acessado possibilita aprendizagens, mas não se restringe a esfera cognitiva, pois atua no âmbito das sensibilidades humanas. Neste caso, questionamos: como o professor trabalha com filmes em suas aulas? Como ele costuma introduzi-los e contextualizá-los com o conteúdo programático? Como os discentes ressignificam o conteúdo de História a partir das obras cinematográficas? O cinema pode servir como um recurso viável na tarefa de contribuir efetivamente ao processo de ensino e aprendizagem? Discutimos o processo histórico da inserção do cinema no mercado mundial, enfatizando três dimensões (a técnica; a estética; e a política), que norteiam sua relevância na sociedade; bem como estabelecemos a relação do cinema no contexto escolar brasileiro e o uso de filmes no ensino de História. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que parte de um fenômeno social concreto – o uso de filmes em sala de aula e suas possíveis aprendizagens aos discentes –, tendo como método de pesquisa a fenomenologia-hermenêutica. O estudo está delimitado a uma turma de uma escola da rede pública federal de ensino, com o professor que atua na disciplina de História do Ensino Médio e seus alunos.

Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA