Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA NERY MAGALHÃES

DISCENTE: CARLA NERY MAGALHÃES
DATA: 16/12/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: A Docência na Educação Superior: Um olhar Fenomenológico a partir da Experiência Vivida dos Professores da Universidade Federal de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Docentes. Ensino Superior. Fenomenologia. Merleau-Ponty. Ser no mundo.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa se direciona em descrever a experiência vivida pelos docentes que atuam na Universidade Federal de Sergipe – UFS/São Cristóvão, com o intuito de entender de uma maneira mais ampla a condição existencial que caracteriza os seres humanos através do seu discurso e das relações que os cercam. O objetivo foi descrever o fenômeno que acontece na consciência de cada um dos entrevistados, evidenciando o processo de percepção da docência no ensino superior, ou seja, do mundo em que está inserido. Para tanto, utilizaremos como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, onde o autor propõe como meta discutir a possibilidade criadora de sentidos para a existência no mundo. Trata-se de uma reflexão filosófica sobre a ação educativa apoiada nos seguintes conceitos: Corpo Próprio, Percepção, Intencionalidade e Intersubjetividade. O ser docente como agente social exterioriza sua percepção, nos apresentando seu olhar seja: sobre si, sobre seus pares e sobre o mundo acadêmico, e assim podemos descrever os diferentes olhares nas diferentes áreas do campus - UFS. A importância dessa temática se faz para valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes através do entendimento no que diz respeito a sua existência, dando-lhes uma noção do espaço que ocupam no mundo, da realidade de como estão atuando e da própria formação adquirida como sujeito que expressa as necessidades humanas, assim, quando tratarmos do docente, perceberemos que seu meio e suas relações, não devem se limitar na análise da sua prática e ao seu discurso, mas sim evidencia-lo como um ser encarnado no mundo.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI

Notícia cadastrada em: 10/11/2015 07:21