Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDNA SANTOS

DISCENTE: MARIA EDNA SANTOS
DATA: 27/11/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: A Congregação do Atheneu Sergipense (1871-1875)
PALAVRAS-CHAVES: Congregação. Atheneu Sergipense. Ensino Secundário. Intelectuais. Sergipe.

A presente dissertação tem como objeto de estudo as atividades desenvolvidas pela Congregação do Atheneu Sergipense durante os anos de 1871 a 1875, tendo como objetivo principal refletir sobre o movimento do seu primeiro grupo de atores. O recorte temporal inicia em 1871 por ser o primeiro ano de funcionamento da instituição e da atuação de Manuel Luiz Azevedo D’Araújo como diretor e o marco final é o ano de 1875, quando termina a então direção da primeira mesa administrativa. Como objetivos específicos a pesquisa também buscou: analisar as Atas das reuniões da Congregação, a fim de entender a atuação dos agentes em questão – Manoel Luiz Azevedo D’Araújo (Diretor) e os lentes Antônio Diniz Barreto, Geminiano Paes de Azevedo, Ignácio de Souza Valladão, Justiniano de Mello e Silva, Raphael Archanjo de Moura Mattos, Sancho de Barros Pimentel, Thomaz Diogo Leopoldo, Tito Augusto Souto de Andrade, Ascendino Ângelo dos Reis, José João de Araújo Lima, Pedro Pereira de Andrada, Brício Maurício de Azevedo Cardoso e Manuel Francisco Alves de Oliveira; traçar o perfil biográfico dos professores; analisar as consonâncias entre o prescrito no Regulamento da Instrução Pública de Sergipe e as atividades desenvolvidas pelos partícipes da Congregação; e apresentar os embates travados entre os membros na condição de intelectuais. O estudo se caracteriza como histórico e documental, possuindo como fontes principais: Livro de Atas da Congregação do Atheneu Sergipense (1871-1875), o Regulamento da Instrução Pública da Província de Sergipe de 24 de outubro de 1870, o Estatuto do Atheneu Sergipense de 12 de janeiro de 1871, o Regulamento da Escola Normal de Sergipe de 31 de abril de 1874, o Dicionário Biobibliográfico Sergipano elaborado por Manoel Armindo Cordeiro Guaraná (1848-1924) e jornais que circularam na época – Jornal do Aracaju (1871-1875) e A Liberdade (1873-1874). Esta pesquisa está pautada no pressuposto teórico da cultura escolar a partir das concepções de Felgueiras (2010); intelectuais e redes conforme Sirinelli (1996; 1998); e disciplina escolar por Viñao (2008). A dissertação está dividida em quatro seções. Na primeira seção é apresentada uma parte introdutória, esclarecendo o porquê da escolha da Congregação do Atheneu Sergipense como objeto de estudo, as bases conceituais e o estado da arte acerca desde estabelecimento de ensino secular. Na segunda seção são apresentadas as biografias dos intelectuais, os pontos de pauta discutidos nas reuniões e a assiduidade dos membros. Na terceira seção apresento as atribuições demandadas à Congregação pela legislação educacional da Província de Sergipe, o que era obedecido legalmente e o que era imposto pelos próprios congregados. Por fim, na quarta seção, são apresentados os embates e consonâncias entre os intelectuais. Deste modo, o trabalho contribui, principalmente, para a compreensão e composição de mais um fragmento da história do Atheneu Sergipense e para a História da Educação sergipana.

Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA

Notícia cadastrada em: 09/11/2015 08:55