Banca de QUALIFICAÇÃO: ANE ROSE DE JESUS SANTOS MACIEL

DISCENTE: ANE ROSE DE JESUS SANTOS MACIEL
DATA: 05/11/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: ENTRE FATOS E RELATOS: AS TRAJETÓRIAS DE CARMELITA PINTO FONTES E ROSÁLIA BISPO DOS SANTOS (1960-1991)
PALAVRAS-CHAVES: Carmelita Pinto Fontes. Educação. Ginásio de Aplicação. Rosália Bispo dos Santos. Trajetória.
ÁREA: Educação

Esta pesquisa objetiva analisar as trajetórias intelectuais de Carmelita Pinto Fontes e Rosália Bispo dos Santos e suas contribuições para a educação sergipana. Buscando compreender como essas professoras consolidaram suas trajetórias educacionais e conduziram suas atividades pedagógicas nas instituições que atuaram, ao tempo em que identificando aspectos que contribuíram para a obtenção de destaque frente aos estabelecimentos de renome social. O marco tempo temporal aqui empreendido destaca-se entre os anos de 1960 e 1991. Justifica-se, pois, no primeiro ano ocorreu a inauguração do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe – FAFI – e no segundo momento, ano em que ambas entram em processo de aposentadoria. Embora suas atuações educacionais tenham iniciado bem antes de 1960, vale destacar que, é a partir dessa data, que ambas iniciam suas funções administrativas. Esta investigação encontra-se alicerçada nos pressupostos da História da Educação, e de Sergipe, História Cultural e amparada pela História Oral. Utilizando-se das principais fontes: atas de inauguração, inscrições de alunos, atas de reuniões de pais e mestres, fotografias, artigos de jornais, entrevistas. As fontes aqui trabalhadas foram encontradas nos arquivos do GA, do Colégio Atheneu, do Instituto Educacional Rui Barbosa, no Instituto Dom Luciano José Cabral Duarte, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE, e da Universidade Federal de Sergipe, além dos arquivos pessoais das personagens aqui retratadas. Esperamos que essa análise possa ampliar os estudos na área biográfica, principalmente com foco em personagens femininos, e possibilite o alargamento do campo da História da Educação.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - JUSSARA MARIA VIANA SILVEIRA
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL

Notícia cadastrada em: 30/09/2015 07:35