Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂNIA MARIA DANTAS FLORES

DISCENTE: TÂNIA MARIA DANTAS FLORES
DATA: 15/09/2015
LOCAL: a definir
TÍTULO: POLÍTICA PÚBLICA PROEJA NO IFBA CAMPUS SANTO AMARO (BA): (DES)CAMINHOS, CONTRADIÇÕES E CONSEQUÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Política pública. Proeja.Educação. Exclusão.Inclusão.

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação ex post, ou de objetivos, da política pública Proeja no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Santo Amaro –BA, com o objetivo de averiguarse e em que medida a execução da política favorece a inclusão socioeducacional do público da Educação de Jovens e Adultos –EJA –alvo da política, historicamente excluído,bem como as condições de acesso, permanência e conclusão do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Para tanto, dada a dialeticidade contida no par articulado exclusão/inclusão, optamos pela corrente filosófica do materialismo histórico dialético, baseada nas ideias de Marx e Engels para compreender as contradições inerentes ao processo histórico atual, cujas bases sustentam-se sobre a desigualdade do acesso aos serviços públicos, aos bens, à propriedade e à educação.Elegemos, portanto, três categorias de análise: condições de acesso, permanência e conclusão do público-alvo. Aliamos, assim, dados quantitativos sobre matrícula/evasão/reprovação/conclusão, aos dados qualitativos coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores-chave da instituição e atividade de Grupo Focal com os estudantes. Analisamos também as condições de conclusão do curso para averiguar se os objetivos da política estão sendo alcançados através da consubstanciação dos direitos do público que ela se propõe a incluir. Constatamos que a forma como a política vem sendo executada consiste numa nova negação dos direitos historicamente denegados aos sujeitos da EJA. O processo seletivo favorece o acesso de outro público, ainda assim, o IFBA não lhe oportuniza condições de permanência e conclusão.A avaliação é preliminar, visto que a política é recente. O interesse é apontar problemas no modo de execução e as nuances que já se apresentam em termos de desvios, distorções, exclusão e negação de direitos.

Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Presidente - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO