Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID ALVES CARDOSO
DATA: 14/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: -Título do relatório de Qualificação: A atuação de pedagogos em ambientes educacionais militarizados possibilidades e limites
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia. Polícia Militar. Formação policial militar. Policial pedagogo
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O texto tem como tema a atuação de pedagogos em ambientes educacionais militarizados e objetiva analisar o papel do pedagogo que atua no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Estado de Sergipe (CFAP/PMSE). Para tanto, nos propomos a descrever e analisar o cotidiano profissional e os elementos que envolvem esse ambiente educativo. A concepção que os sujeitos centrais têm sobre seu papel profissional é tomada como referência para essa pesquisa, bem como sua atuação tendo em vista suas peculiaridades formativas. A investigação ancorou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa em educação e utilizou como principal instrumento a entrevista semiestruturada. Foram ouvidas duas policiais pedagogas e o policial que as coordena. Também foram aplicados questionários para o levantamento do perfil profissional e as observações cotidianas também foram levadas em consideração.