Banca de DEFESA: WILSON BISPO DA FONSECA

DISCENTE: WILSON BISPO DA FONSECA
DATA: 30/06/2015
LOCAL: A Definir
TÍTULO: Psicologia e Educação: Analise da Atuação dos psicólogos(as) na educação em Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia e Educação, Psicologia Escolar, Escola, Praticas profissionais

Esta pesquisa visou verificar a Atuação dos Psicólogos(as) na Educação em Aracaju. Considerando a grande importância que a “escola” representa em nossa sociedade e observando as diversas possibilidades da atuação da Psicologia Escolar e Educacional auxiliando em todos os seus processos e fases que compõem a escola, torna-se importante contribuir com um melhor conhecimento da realidade dos psicólogos (as) que atuam na rede de ensino, bem como um melhor entendimento sobre a atuação destes profissionais frente às demandas existentes no âmbito educacional, oferecendo dados da conjuntura dessa temática no município de Aracaju. O estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, passando por um procedimento bibliográfico e exploratório. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionários com os demais psicólogos que trabalham na área da psicologia escolar e educacional encontrados em Aracaju. Nos resultados percebemos que a formação para a atuação na área ainda é bem básica; que os profissionais conseguem abarcar uma variedade de possibilidades de atuação, mas que para atuarem na áreas escolar precisam buscar cursos e especializações que os orientem e fundamentem em sua atuação profissional. Esperamos com essa pesquisa possam contribuir com a construção de entendimentos acerca da psicologia no campo da educação no nosso estado, mapeando suas práticas e conteúdo, bem como fomentar novas discussões, novas pesquisas, novas possibilidades e fazeres.

Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE