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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGALY NUNES DE GOIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGALY NUNES DE GOIS
DATA: 16/04/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Repercussões da participação dos movimentos sociais e sindicais no controle social da Educação do e no Campo
PALAVRAS-CHAVES: Estado. Políticas Públicas. Educação do Campo. Movimentos Sociais. Controle Social.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente tese tem por objetivo analisar as contradições na construção e efetivação de políticas públicas que se afirmam como contra hegemônicas na educação do campo, tendo como referência a participação dos movimentos sociais e sindicais nas instâncias de controle social nos programas e projetos governamentais. Tem também a intencionalidade de encontrar respostas para as seguintes questões: até que ponto o envolvimento dos movimentos sociais e sindicais e das instâncias de controle social contribuem para a construção e efetivação de políticas públicas contra hegemônicas? As instâncias de controle social (Fóruns e Comitês) da Educação do Campo conseguem enfrentar a superar as fragilidades que permeiam o acesso à educação pelos povos do campo? Os movimentos sociais e sindicais, o FONEC e os fóruns e comitês estaduais tem contribuído para a implementação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo? O Estado e as organizações da classe trabalhadora tem considerado as diretrizes operacionais e os princípios definidos no marco legal da Educação do Campo quando do desenvolvimento de programas, projetos de educação do e no campo? Que tipo de participação é praticada no âmbito das instâncias de controle social da Educação do Campo? A relação dos movimentos sociais, sindicais e instâncias de controle social com o Estado é de subordinação e dependência ou de autonomia e independência? Tendo por referências as discussões teóricas; as intenções do Estado capitalista de cooptar as organizações dos (as) trabalhadores (as) para a defesa e preservação do projeto hegemônico de sociedade e de Estado ao definir, de forma legal, a participação da população nas políticas públicas e sociais e, regulamentar a criação e o funcionamento de instâncias de controle social sobre suas ações defendo a tese que a participação dos (as) trabalhadores (as) nas políticas públicas, por meio dos movimentos sociais e sindicais e instâncias de controle social, não tem contribuído para a construção de um projeto de educação do campo capaz de afirmar-se na contra hegemonia perante os interesses neoliberais do Estado. Na perspectiva de alcançar os objetivos delineados e encontrar respostas para as questões norteadoras, o estudo é orientado pela teoria crítica e a abordagem dialética por terem como fonte o conhecimento da realidade concreta do fenômeno social, identificando os aspectos essenciais, o fundamento, os limites e as possibilidades, o conteúdo e a forma, o específico e o geral, as causas e as conseqüências, o objetivo e o subjetivo, o concreto e o abstrato, o macro e o micro e, o sujeito que vivencia o fenômeno é um ator crítico e criativo, essencial para a compreensão do objeto investigado e para o alcance dos objetivos e; tem por fontes de investigação a pesquisa bibliográfica e documental, a observação participante e a entrevista. Espera-se que a pesquisa em andamento possibilite a construção de conhecimentos que contribuam para práticas de efetivo exercício do controle social pelos movimentos sociais e sindicais e as instâncias de controle social sobre as políticas públicas e a ação do Estado na Educação do Campo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS
Presidente - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 27/03/2015 07:30
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