Banca de DEFESA: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA

DISCENTE: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA
DATA: 31/03/2015
LOCAL: Laboratório do uca (DED)
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO VETOR DE TRANSFORMAÇÃO VISANDO A INTRODUÇÃO DA CULTURA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU ENTRE 2012 E 2014
PALAVRAS-CHAVES: Lousa Digital Interativa. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação. Cultura das Mídias Digitais. Educação. Sala de Aula.

Este trabalho busca investigar as potencialidades das Lousas Digitais Interativas (LDI) instaladas em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju (RPMEA), com o objetivo de pesquisar o processo de utilização dessa Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) pelos profissionais do magistério nas escolas do ensino fundamental desta rede. A pesquisa fundamenta-se no levantamento das características técnico-operacionais da Lousa Digital Interativa, como ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula e, em particular, dos modelos Epson BrightLink 450/455Wi instalados na RPMEA a partir do primeiro trimestre de 2012; no estudo da genealogia da sala de aula como ambiente social de significados do processo de educação, apoiado pela infraestrutura e recursos tecnológicos; e na apresentação da transformação da cultura de massas para a cultura das mídias digitais até a cibercultura, como novo paradigma de experiências e subjetividades em conflito com o modelo tradicional da educação escolar; bem como analisa a atual crise da escola moderna, uma tecnologia de época, baseada na disciplina, no confinamento de corpos e na vigilância, que contribuiu para moldar o modo de ser do cidadão moderno das sociedades de disciplina até meados do século XX, quando a evolução tecnológica, acelerada pela destruição criadora do capitalismo, trouxe as transformações da modernidade tardia, formando as sociedades de controle que modulam e modificam as subjetividades dos sujeitos contemporâneos: a geração internet, trazendo formação, hábitos e influências culturais diferentes, que pressionam o modelo tradicional de educação central e global na contemporaneidade. Nesse cenário de transformações, este trabalho aponta contradições e vínculos no planejamento e na execução dos processos investigados e busca compreende-los, apontando as variáveis que atuam (des) favoravelmente para o efetivo uso e apropriação desta TDIC.

Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 13/03/2015 09:18