Banca de DEFESA: AÍSHA KADERRAH DANTAS MELO

DISCENTE: AÍSHA KADERRAH DANTAS MELO
DATA: 30/03/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: PRO DIA NASCER FELIZ, AS MELHORES COISAS DO MUNDO: EXPERIÊNCIAS FÍLMICAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar. Cinema. Experiência.

Acompanhando lançamentos do cinema brasileiro recente percebemos crescimento desse setor ano após ano nas últimas décadas. Além disso, percebemos também um constante interesse dessa forma de arte pelo espaço escolar ou por seus personagens como motivadores de novas tramas. Pensando e investigando essas relações, chegamos ao Programa Petrobrás Cultural, que entre 2001 e 2011 patrocinou 289 longas-metragens. Mergulhando nesse universo chegamos a dois filmes que nos movimentaram a pensar educação, escola, alunos e professores. São eles As melhores coisas do mundo (2010) e Pro dia nascer feliz (2006). Como buscas em nossas investigações produzimos algumas questões: O que os filmes As melhores coisas do mundo (2010) e Pro dia nascer feliz (2006) podem nos ensinar a respeito das relações entre cinema e educação escolar brasileiros? O que seus personagens nos suscitam? Que experiências podemos criar a partir desses filmes? Temos, assim, como objetivo central produzir uma experiência fílmica a respeito do cinema e da educação escolar brasileiros a partir da leitura e releitura dos filmes As melhores coisas do mundo (2010) e Pro dia nascer feliz (2006). Em nossas experiências fílmicas, as duas películas foram se entrelaçando e pudemos ver diversas narrativas que se diferem, mas que em muitos pontos se encontram. São dois filmes de títulos otimistas e que apresentam histórias de vivências e experiências difíceis, com trajetórias de buscas por uma expressão em meio a conturbados modos de viver. Nesses caminhos vemos também a escola como um importante espaço para muitos personagens que, mesmo com diferentes pensamentos sobre essa instituição, não abrem mão de estarem ali.

Interno - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Externo à Instituição - DINAMARA GARCIA FELDENS
Presidente - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA