Banca de DEFESA: CÁSSIA REGINA DANTONIO ROCHA DA SILVA

DISCENTE: CÁSSIA REGINA DANTONIO ROCHA DA SILVA
DATA: 31/03/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: Ensino superior, formação e inserção profissional do designer gráfico em Aracaju/Se.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Inserção profissional. Design Gráfico

Duas universidades, uma pública e uma particular, são as responsáveis pela formação do profissional em design gráfico na cidade de Aracaju/SE. Observa-se que muitas empresas, dos mais variados segmentos e natureza, têm absorvido estes profissionais, sendo assim, o estudo teve como objetivo analisar as relações entre o perfil profissiográfico formado pelas Instituições de Ensino Superior e a inserção deste profissional no mercado de trabalho local. A pesquisa recebeu o delineamento de um estudo multicasos, bem como, utilizou-se a abordagem qualitativa com vistas a atingir o objetivo descritivo-analítico do fenômeno estudado. Os instrumentos de pesquisa adotados foram o questionário e a entrevista semiestruturada visando à aproximação dos entrevistados em relação ao objetivo de pesquisa. Dentro desse campo investigativo foi possível analisar as percepções de quatro grupos de sujeitos que participam do universo delimitado entre a universidade e o mercado de trabalho em Aracaju/SE, a saber: coordenadores e professores; discentes/egressos e empregadores. Desta forma foi possível compreender as demandas de competência tanto para o profissional de design gráfico como para o ensino superior de design gráfico e, revelar que os conhecimentos propostos na academia tratam de capacidades relacionadas a: interdisciplinaridade, imaginação, inovação e integração. Também foi possível identificar que as motivações que levaram os empresários a contratarem designers gráficos se concentram na competência relacionada à criatividade e/ou na sua competência em relação ao domínio da manipulação dos softwares gráficos.

Presidente - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO