Banca de DEFESA: LEONICE SANTANA FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE: LEONICE SANTANA FERREIRA DOS SANTOS
DATA: 30/03/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: Escola e meio ambiente: a educação das crianças residentes no entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana
PALAVRAS-CHAVES: Unidades de Conservação. Educação Ambiental. Escola e Comunidade.

A presente dissertação tem como objeto de estudos a educação ambiental em escolas situadas no entorno da unidade de conservação denominada Parque Nacional Serra de Itabaiana (PARNASI), situada no município de Itabaiana, estado de Sergipe. Para tanto, buscou-se analisar em que medida a dimensão ambiental é trabalhada nas escolas do entorno do PARNASI. A pesquisa foi realizada junto a duas escolas da referida área: Escola Municipal Dom José Thomaz e Escola Municipal Luiz Floresta, localizadas nos povoados Rio das Pedras e Bom Jardim, respectivamente. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que se debruça sobre as fontes bibliográficas relacionadas às obras dos principais autores que discutem o tema da educação ambiental associada às unidades de conservação no Brasil. A pesquisa bibliográfica apresenta também os estudos existentes sobre o PARNASI de uma forma geral. Como fonte documental a pesquisa recorre aos projetos político-pedagógicos das escolas investigadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores das escolas, professores e pais de alunos. O processo analítico é guiado por formas de análise textual qualitativa que partem da escolha de categorias voltadas para a descrição e compreensão do objeto de estudo. O resultado da pesquisa revela que os sujeitos envolvidos com a estrutura e o funcionamento das escolas investigadas ainda possuem concepções romantizadas e recursistas de ambiente. Dessa forma, as ações de educação ambiental desenvolvidas pelas escolas situadas no entorno do PARNASI são limitadas quanto aos princípios embelecidos pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Constata-se, assim a necessidade de que programas de formação continuada para os professores das escolas investigadas capacitem-nos para o trabalho de educação ambiental proposto pelas normas que regem as políticas públicas brasileiras desse setor.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Interno - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI

Notícia cadastrada em: 06/03/2015 17:04