Banca de DEFESA: CLAUDIA DE MEDEIROS LIMA

DISCENTE: CLAUDIA DE MEDEIROS LIMA
DATA: 30/03/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: “Quem somos eu?” Uma análise sobre a (re)construção das identidades profissionais das pedagogas no IFS/Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Identidade profissional. Pedagogas. Instituto Federal de Sergipe.
ÁREA: Educação

A discussão acerca da identidade do curso de pedagogia já foi amplamente discutida no cenário nacional. Entretanto, são raros os trabalhos que tratam sobre a identidade profissional de pedagogas em exercício não docente atuando em instituições de educação profissional. Diante disso, destaca-se o problema central que orienta a investigação que se apresenta: Como se (re)constroem as identidades profissionais das pedagogas não docentes da principal Instituição Federal de formação técnica profissional em nível médio de Sergipe? Para enfrentar a questão optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa e abordagem sociológica, a partir da articulação entre questionários e entrevistas individuais como instrumentos centrais de produção de dados. A pesquisa de campo ocorre no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, campus Aracaju. Os atores participantes da pesquisa compreendem: quatro pedagogas; dezesseis alunos; cinco professores; três técnicos administrativos e três gestores. A delimitação dos sujeitos opta pelo recorte no nível de ensino médio na forma integrada que caracteriza o espaço de atuação predominante das pedagogas que atuam na Instituição. Os resultados da pesquisa apontam para um panorama macro globalizado estabelecido sobre crises de vínculo social e crises identitárias, conferindo à pedagogia e aos pedagogos a possibilidade de construção de outras identidades profissionais e conquista de novas ocupações no mundo do trabalho. A pesquisa também indica uma minimização dos espaços e redução das ações desempenhadas pelas pedagogas no IFS/Aracaju.

Presidente - 1452920 - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Externo à Instituição - MARIA AMÉLIA DO ROSÁRIO SANTORO FRANCO
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 26/02/2015 09:28