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Banca de DEFESA: JEANE COSTA AMARAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE COSTA AMARAL
DATA: 28/02/2015
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: PRÁTICAS DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO NA CRECHE: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS PEQUENAS SOBRE A ATUAÇÃO DE SUAS EDUCADORAS?
PALAVRAS-CHAVES: Escuta de crianças. Educação Infantil. Cuidar e educar.
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que tem como objetivo central analisar os dizeres das crianças a respeito das práticas de cuidado e educação desenvolvidas por suas educadoras na creche. O referencial teórico discute e apresenta as produções da Sociologia da Infância e outros pressupostos educacionais que consideram a criança como sujeito socialmente ativo desde bebê, com diferentes capacidades sociocomunicativas para se relacionar, participar de eventos culturais, apreender e compartilhar significados, utilizando-se de diferentes recursos para expressar seus interesses, necessidades e motivações. Participaram da pesquisa vinte e cinco crianças de ambos os sexos, com idades entre três e quatro anos, integrantes de um agrupamento etário denominado de Maternal III, matriculadas em uma instituição municipal de Educação Infantil de Aracaju/SE. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram videogravações, fotografias e registros escritos, organizados em diários de campo, episódios e relatos. Também foram realizadas sessões de conversas com as crianças durante atividades planejadas, a saber: jogos com fotografias dos adultos profissionais da creche, histórias para completar e desenhos produzidos por pares de idade como formas de acesso aos dizeres das crianças sobre o tema alvo da investigação. As sessões de recolha de informações com as crianças foram submetidas à microanálises, descritas em episódios interativos e relatos que foram agrupadas em quatro categorias: a) o que dizem das crianças sobre a identidade de atuação profissional de suas educadoras; b) a visão das crianças sobre o processo de escolarização na creche; c) reinterpretação das práticas cotidianas das educadoras através da imitação e d) transgressões das crianças frente ao instituído pelas suas educadoras. Os resultados indicam que as crianças reconhecem as diferenças de atuação profissional entre as educadoras que lhes dirigem práticas de cuidados e educação cotidianamente na creche. Na perspectiva das crianças, as práticas de cuidar e educar são, por muitas vezes, circunscritas por atos de disciplinamento ou castigos, distantes das propostas preconizadas pelos documentos legais voltados para a educação da primeira infância. Verificamos que as crianças transgridem o instituído proposto pelas educadoras, resistindo a um sistema educacional que prima pelo homogêneo. Os dados alçados dos episódios apresentados reforçam, portanto, os achados de outros estudos que tecem críticas ao modelo de educação, no qual todas as crianças devem seguir os mesmos tempos, os mesmos modos, seguindo a lógica do consenso que desconsidera a pluralidade, interesses e características de cada criança e de sua infância.

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MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LIANA GONÇALVES PONTES SODRÉ
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Presidente - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 13/02/2015 16:35
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