Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA GARCIA MOURA
DATA: 26/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: A História do Tempo Presente nos livros didáticos de história para o ensino fundamental (PNLD 2014): definições, funções e estratégias de uso sugeridos pelos manuais do professor (2011-2014).
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, História do Tempo Presente, Manual do professor.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
A pesquisa “A História do Tempo Presente (HTP) nos livros didáticos de história para o ensino fundamental (PNLD 2014): o que dizem os manuais de professores”, tem por objetivo examinar os usos da historiografia acadêmica nos manuais de professores dos livros didáticos de história (LDH) sobre a HTP. A função pedagógica e política atribuídas ao ensino da história para a formação de indivíduos tem justificado a demanda por continuidade temporal nos livros didáticos de história, ou seja, seus produtores tentam a cada nova edição integrar os acontecimentos mais recentes. Com base nesta demanda, este estudo, detém-se, especificamente, as apropriações que os manuais de professores dos livros didáticos de história fazem do “tempo presente”. Para tanto, utilizou como fonte os manuais de professores dos LDH analisados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático/2014 (PNLD/2014) para os anos finais do ensino fundamental. Em relação a metodologia, este estudo insere-se num modelo de investigação que envolve técnicas de cunho descritivo, exploratório, quantitativo, qualitativo, de pesquisa bibliográfica, de análise documental - a análise de conteúdo e utilizou como instrumento de coleta de dados o software Access 2013. Os conceitos que embasam esta pesquisa são os de História do Tempo Presente, livro didático e manual do professor. A tese está dividida em três capítulos: O primeiro capítulo apresenta as prescrições sobre a história do tempo presente apresentadas nos manuais dos professores. O segundo examinou as orientações de uso presentes nos manuais dos professores. O terceiro capítulo focaliza as prescrições sobre a história do tempo presente apresentadas nos livros dos alunos.