Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELVIRA SUZI DOS SANTOS BITENCOURT GARÇÃO
DATA: 24/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: O Princípio Responsabilidade em Hans Jonas como um princípio pedagógico
PALAVRAS-CHAVES: Hans Jonas, Princípio Responsabilidade, Natureza, Homem, Educação
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Na presente tese, apresentamos como base fundamental o conceito de responsabilidade, a partir da obra O Princípio Responsabilidade, Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica, de Hans Jonas com o objetivo principal de revelar a viabilidade pedagógica da responsabilidade jonasiana, como princípio para formação ética, tendo o homem como sustentáculo da responsabilidade pelo outro, pela natureza e pelo futuro da humanidade. Nesse sentido, a proposta de Jonas possibilitou a reflexão sobre a formação e o amadurecimento de um homem consciente do seu novo papel de preservar e conservar a natureza que o cerca. Para tanto, foi imprescindível partir do pensamento heideggeriano para compreender a determinação do “mundo”, seus fundamentos e a discussão hermenêutica da ontologia cartesiana. Possibilitou, assim percebemos a relação homem/natureza como base unitária ser-no-mundo, respondendo à questão sobre o homem, como habitante da terra, dotado de razão e sua relação com o mundo. Assim sendo, foi empreendido, em termos metodológicos, uma análise hermenêutica das obras de Jonas, procurando extrair a composição conceitual que fundamenta o Princípio Responsabilidade, bem como a viabilidade pedagógica desse princípio. Foram investigados os seguintes elementos conceituais: homem, natureza, ciência, técnica, mundo e cuidado.Tal recomposição leva-nos a defender que é factível a viabilidade pedagógica do conceito de responsabilidade jonasiano, especialmente, como princípio ético para alteração na conduta do agir humano, orientando e formando o homem como um ser responsável pela existência futura da humanidade. Cabendo à educação desenvolver essa capacidade ao longo de toda a vida, conduzindo o ser humano a discernir de maneira mais equilibrada em vista do seu destino e da natureza.