Banca de DEFESA: SIMONE PAIXÃO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE PAIXÃO RODRIGUES
DATA: 06/03/2015
LOCAL: A definir
TÍTULO: COM A PALAVRA “OS ALUNOS”: ASSOCIATIVISMO DISCENTE NO GRÊMIO LITERÁRIO CLODOMIR SILVA (1934 - 1956)
PALAVRAS-CHAVES: Grêmio Literário Clodomir Silva. Atheneu Sergipense. Associativismo Discente. Jornais Estudantis. História da Educação.

A presente tese tem como objeto de estudo o Grêmio Literário Clodomir Silva, associação estudantil com fins literários e culturais, criada em 1934 por um grupo de 15 alunos do ensino secundário do Atheneu Sergipense. A investigação tem como objetivo principal analisar a criação dessa associação, dentro de um modelo de associativismo voluntário, que, conjugado com suas finalidades configurou-se como uma prática educativa e cultural que contribuiu para a formação dos alunos daquela instituição de ensino. O recorte temporal inicia em 1934, ano de fundação do grêmio e o marco final é o ano de 1956, que corresponde ao momento em que o departamento de artes e literatura do grêmio, denominado Academia Clodomir Silva, devido a divergências internas relacionadas às suas finalidades, tornou-se independente, criando-se, assim, uma nova associação estudantil denominada Arcádia Estudantil do Colégio Estadual de Sergipe. Para a produção deste estudo, adotei um caminho metodológico coerente com a pesquisa histórica e com os pressupostos teóricos da História da Educação, sob a luz da História Cultural, defini como categorias de análises os conceitos de cultura escolar (JULIA, 2001), associativismo (TOCQUEVILLE, 2005) e arte de se associar (TOCQUEVILLE, 2000). Defendo a tese de que o Grêmio Literário Clodomir Silva criado e organizado por alunos fez parte da arte de se associar presente no Atheneu Sergipense e constituiu-se como um modelo de associativismo voluntário em que os alunos se reuniram e se associaram de forma voluntária motivados pela identificação com os objetivos e as finalidades presentes. Através de suas práticas e atividades essa associação estudantil contribuiu para o desenvolvimento da autonomia, do espírito de colaboração e de responsabilidade, bem como para a formação da juventude. O estudo põe em destaque a figura do discente dentro de um modelo de educação e práticas literárias e culturais, o que justifica sua relevância por atender à necessidade de compreender como as associações estudantis constituíram-se como importante espaço de educação que contribuiu para o fortalecimento dos valores culturais, morais e políticos da juventude. Por meio da análise de uma diversidade de fontes, dentre as quais destaco as atas e os jornais do Grêmio,descobri um cotidiano discente que contracenava com a escola e a sociedade. Os alunos, atores reais desse cotidiano urbano e cultural, por meio das atividades agremiativas, demarcaram espaços, estabeleceram relações, instituíram seus ambientes de sociabilidade e transformaram o Grêmio Literário Clodomir Silva em um elemento significativo da cultura escolar do Atheneu Sergipense.

Presidente - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO