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Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANE COSTA AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEANE COSTA AMARAL
DATA: 12/12/2014
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Práticas de cuidados/educação na creche: o que dizem as crianças sobre a atuação de suas educadoras?
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil. Práticas de cuidar/educar. Escuta de criança
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que tem como objetivo central investigar as opiniões das crianças a respeito das práticas de cuidado/educação desenvolvidas por suas educadoras na creche. O referencial teórico põe em diálogo as produções da Psicologia do Desenvolvimento, a partir de uma orientação histórico cultural, com a Sociologia da Infância e outros pressupostos que consideram a criança como sujeito socialmente ativo desde bebê, com diferentes capacidades sociocomunicativas para se relacionar, participar de eventos culturais, apreender e compartilhar significados, utilizando-se de diferentes recursos para expressar seus interesses, necessidades e motivações. Participaram da pesquisa 25 crianças de ambos os sexos, com idades entre três e quatro anos, integrantes de um agrupamento etário denominado de Maternal III, matriculadas numa instituição municipal de Educação Infantil de Aracaju/SE. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram videogravações, fotografias e registros escritos, organizados em notas de campo. Também foram realizadas sessões de conversas com as crianças durante atividades planejadas, a saber: jogos com fotografias dos adultos profissionais da creche, histórias para completar e desenhos produzidos por pares de idade como formas de facilitar o acesso à opinião das crianças sobre o tema alvo da investigação. As sessões de recolha de informações com as crianças foram submetidas à microanálises, descritas em episódios interativos e inicialmente agrupadas em quatro categorias: a) opiniões das crianças sobre a identidade de atuação profissional de suas educadoras; b) percepção das crianças sobre o processo de escolarização na creche; c) reinterpretação das práticas cotidianas das educadoras através da imitação e d) transgressões das crianças frente aoinstituído pelas suas educadoras. Os resultados parciais indicam que as crianças percebem as diferenças de atuação profissional entre as educadoras que lhes dirigem práticas de cuidados e educação, cotidianamente, na creche. Na perspectiva das crianças, as práticas de cuidar/educar são, por muitas vezes, circunscritas por atos de disciplinamento, punições ou castigos, distantes das propostas preconizadas pelos documentos legais voltados para a educação da primeira infância.
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MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS
Interno - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI

Notícia cadastrada em: 27/11/2014 09:44
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