Banca de QUALIFICAÇÃO: AÍSHA KADERRAH DANTAS MELO

DISCENTE: AÍSHA KADERRAH DANTAS MELO
DATA: 04/09/2014
LOCAL: A Definir
TÍTULO: Experiências-fílmicas: pro dia nascer feliz, as melhores coisas do mundo
PALAVRAS-CHAVES: Cinema Nacional. Educação. Experiência. Professores.
ÁREA: Educação

Que imagens do professor e da escola os filmes nacionais têm produzido? O que esses filmes ensinam sobre a profissão docente e sobre a educação escolar? Essas questões surgiram devido a forte influência, alcance e atratividade do cinema, que também educa através de suas imagens e sons. Neste sentido, buscamos mergulhar em duas produções cinematográficas recentes que nos provocaram e nos apresentaram potências para pensar a educação brasileira atual e analisar relações possíveis entre as narrativas fílmicas. Chegamos, então, a duas narrativas que nos afetaram como experiência fílmica ; que se completam, divergem e convergem. São elas: “As melhores coisas do mundo” (2010) e “Pro dia nascer feliz”(2006). O objetivo principal dessa pesquisa, portanto, é produzir uma experiência fílmica a respeito da imagem do professor e da educação escolar a partir da leitura e releitura de dois filmes lançados no cinema brasileiro recente com recursos do programa Petrobras Cultural. Para realização da pesquisa, contamos com o campo epistemológico denominado Etnografia de Tela e com as contribuições das ideias do Cinema como Experiência.

Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE AMORIM
Interno - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Presidente - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 22/08/2014 11:48