Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA NASCIMENTO DE ALCANTARA

DISCENTE: JULIANA NASCIMENTO DE ALCANTARA
DATA: 12/08/2014
LOCAL: Sala de Aula do NPGED
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESVELANDO OS FIOS DA TRAMA
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Inclusão. Pesquisa-ação colaborativo-crítica.

Esse trabalho analisa o processo de formação de professores no Curso de Formação Continuada de Professores na Perspectiva Inclusiva, pelas vias da pesquisa-ação colaborativo-crítica. O curso proposto formou-se por professores do ensino comum e da educação especial do estado de Sergipe. Com a deflagração de discussões efervescentes no estado acerca do processo de inclusão escolar, configurou-se um novo panorama educacional na tentativa de extinguir a cultura das escolas especiais, perpetuada massivamente mesmo após a emergência de tantas políticas públicas. Ainda hoje observa-se a iminente dificuldade em conceber a educação na perspectiva inclusiva e muitos são os conflitos e tensões que emergem nesse trama. Buscou-se orientação na interlocução epistemológica com autores como Nóvoa, Freitas, Meirieu, Bakhtin e Habermas. Tomou-se como aporte metodológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica no subsídio a todo o processo de construção do curso de formação continuada, que materializou a discussão dos dados em três momentos: a constituição coletiva do currículo do curso; os encontros que efetivaram a proposta curricular, analisados em categorias propostas, e a autoavaliação formal da prática docente e do curso em questão. O processo de produção dos dados efetivou-se de fevereiro a julho de 2014, período no qual a dinâmica formativa aconteceu. Como instrumentos de coleta de dados elegeu-se a utilização de gravações em vídeo e áudio, relatórios, diário de campo e questionários. Observaram-se mudanças significativas nos sentidos atribuídos ao processo inclusivo enquanto efeitos das possibilidades advindas do campo interativo dialógico constituído no curso de formação, a potência da imersão teórica na articulação com as práticas e, por conseguinte, a necessidade de maior aprofundamento teórico-prático. Aponta-se, nessa tessitura, a importância de investimento na formação continuada desses professores, numa perspectiva que produza condições de formação reflexiva/emancipatória, mediante propostas que tomem os elementos da prática como disparadores de novos movimentos e ressignificação de funcionamentos cristalizados.

Externo à Instituição - DENISE MEYRELLES DE JESUS
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS

Notícia cadastrada em: 25/07/2014 14:37