A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Noticias

Banca de DEFESA: DEYSIANNE FRANÇA MATOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEYSIANNE FRANÇA MATOS SILVA
DATA: 23/05/2014
HORA: 13:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: O currículo do curso de Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca e suas determinações para a formação de professores frente ao desafio da atuação em escolas públicas
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Formação de Professores. Educação Física.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa visa analisar o currículo do curso de Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca e suas determinações para a formação de professores e atuação destes nas escolas públicas, a fim de compreender como estão sendo formados os professores para trabalhar nesta contradição que é a escola capitalista. Busca-se responder à seguinte problemática: quais as contradições expressas entre o currículo do curso de Educação Física da UFAL/Campus Arapiraca e a necessidade histórica de uma consistente formação dos professores que os possibilite enfrentar as problemáticas das escolas públicas do município? Para o desenvolvimento desse estudo nos valeremos do materialismo-histórico-dialético, dado que esta teoria do conhecimento estuda os aspectos e as relações universais da realidade objetiva. A relação entre os aspectos do real se reflete em categorias, as quais são produtos da consciência e da atividade cognitiva dos homens. A análise se deu a partir das seguintes categorias: formação humana omnilateral; contradição; realidade e possibilidades. Nessas condições, é a partir desses pressupostos que salientamos que o presente estudo se desenvolveu mediante a realização de uma pesquisa documental, que se dará a partir da utilização de: a) fontes documentais: Projeto Pedagógico do curso de Educação Física UFAL/Campus Arapiraca, Projeto de Interiorização; Documento de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais; b) fontes de observação direta: toda a infra-estrutura de funcionamento do curso, considerando-se os parâmetros teórico-metodológicos que fundamentam tais documentos (concepção de homem/sociedade; concepção de educação física; concepção de teoria e prática; objetivo da formação; etc.); e 3) entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontaram um distanciamento do que se defende como formação omnilateral e a concepção verificada a partir dos dados, ou seja, apesar de outra organização curricular, ainda continua a formação fragmentada e fragilizada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOELMA OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 05/05/2014 11:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf