Banca de DEFESA: ANSELMO GUIMARAES

DISCENTE: ANSELMO GUIMARAES
DATA: 24/02/2014
LOCAL: SALA DE AULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: PANAMÉRICAS UTÓPICAS: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL (1870-1961)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de espanhol. Disciplinas escolares. Instrução pública. História da educação.
ÁREA: Educação

Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de institucionalização do ensino do espanhol no Brasil, buscando identificar as finalidades impostas pela sociedade às instituições de educação formal. Para tanto serão avaliados os conteúdos de ensino, concursos, compêndios publicados e indicações metodológicas, no período de 1870 a 1961. O recorte foi escolhido tendo em vista duas peças legislativas importantes: inicialmente, o Decreto nº 4.468, de 1º de fevereiro de 1870, que alterou os regulamentos do Colégio Pedro II, inserindo pela primeira vez nos currículos brasileiros de educação formal conteúdos das literaturas espanhola e hispano-americanas. Para término, a Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, a primeira LDB – Lei de Diretrizes e Bases. A partir dessa norma legal, a língua estrangeira moderna a ser ensinada no ensino médio seria escolhida pelos estabelecimentos de ensino. Para tanto, foram utilizadas diversas fontes documentais: a legislação educacional, textos de jornais, programas de ensino, compêndios, relatórios de governantes, pontos de concursos, teses apresentadas em concursos, entre 1870 e 1961. A investigação fez uma aproximação das finalidades da implantação institucional do ensino do espanhol (língua e literaturas) no Brasil, nos diversos níveis de ensino formal e suas implicações políticas, pedagógicas e culturais.

Interno - 1121432 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Externo à Instituição - ISABEL GRETEL MARÍA ERES FERNÁNDEZ
Presidente - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA

Notícia cadastrada em: 30/01/2014 12:39