Banca de DEFESA: MAX WILLES DE ALMEIDA AZEVEDO

DISCENTE: MAX WILLES DE ALMEIDA AZEVEDO
DATA: 13/02/2014
LOCAL: SALA DE AULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: "O LUGAR DA HISTÓRIA NOS MANUAIS BRASILEIROS DESTINADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESTUDOS SOCIAIS (1960/1980)
PALAVRAS-CHAVES: Estudos Sociais. Formação de professor. História. Manuais. Brasil. Estados Unidos.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

O presente texto analisa manuais destinados à formação de professores de Estudos Sociais, produzidos entre os anos de 1960 a 1980, no Brasil, com o objetivo de identificar o lugar da História dentro da disciplina Estudos Sociais. Para tanto, são tomadas como base as concepções acerca de disciplina escolar de André Chervel, de apropriação de Roger Chartier. Além disso, serão examinadas as contribuições de Jerome Bruner e John Michaelis para o ensino de Estudos Sociais, e as ideias defendidas por Elza Nadai. O primeiro capítulo, dividido em três partes, tem como principal objetivo verificar se os autores brasileiros apropriaram-se dos conceitos dos autores norte-americanos, como também identificar, nos manuais de formação de professores de Estudos Sociais, quais as finalidades e qual a noção de avaliação os autores elaboraram para a disciplina. Do mesmo modo, abordamos a História dos Estudos Sociais nos Estados Unidos da América e descrevemos sumariamente os autores dos manuais de formação de professores analisados na presente dissertação. Por fim, apontamos o que é ensino e aprendizagem segundo os autores dos livros em questão. No segundo capítulo, que tem como principal objetivo descobrir o “lugar” da História dentro da disciplina Estudos Sociais, apresentamos o que é ensino e aprendizagem, segundo os autores dos livros em questão e os componentes curriculares da disciplina Estudos Sociais. Com os usos da História, averiguamos qual a dimensão humana privilegiada (sociedade, política, economia, entre outras) e quais os acontecimentos que predominam nessas publicações. A principal ideia levantada nesta pesquisa é a de que o ensino de Estudos Sociais tem por finalidade integrar o aluno à sociedade. Com isso, podemos afirmar que os autores se apropriaram de alguns conceitos para a implantação dessa disciplina no Brasil.

Externo à Instituição - ILKA MIGLIO DE MESQUITA
Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI

Notícia cadastrada em: 29/01/2014 13:11