Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL SANTANA SANTOS

DISCENTE: ISABEL SANTANA SANTOS
DATA: 30/01/2014
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROF. NEILDE PIMENTEL SANTOS - EMNPS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas. Interdisciplinaridade. Transversalidade. Diretrizes Curriculares Nacionais.

Os estudos acerca das práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental nas diferentes áreas do conhecimento ainda hoje são vistos por diferentes autores como incipientes. O ambiente escolar é um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental, mas para que isso aconteça faz-se necessário, por parte do corpo docente, a transformação de velhas práticas, ditas tradicionais, por espaços formativos. Desse modo, a presente dissertação tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental está presente nas práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Neilde Pimentel Santos. A pesquisa é de caráter qualitativo. Para a coleta de dados foram analisados documentos que tratam da inserção da Educação Ambiental no ensino fundamental como: o Projeto Político Pedagógico da Escola, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Planos de Aula dos Professores. Em seguida foi utilizada entrevista semiestruturada com professores e coordenadores da Escola e da Secretaria Municipal de Educação com o intuito de analisar de que modo à infra-estrutura oferecida pela instituição contribui para o desenvolvimento de uma proposta de Educação Ambiental. Os primeiros resultados revelam que os professores ainda não inserem as questões ambientais em suas práticas pedagógicas; visto que nos planos de aula a abordagem dos temas ambientais acontece pontualmente, geralmente associada a datas comemorativas. Além disso, as questões ambientais ficam restritas às temáticas das áreas de conhecimentos afins, como ciências e geografia.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO