Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABEL SANTANA SANTOS
DATA: 30/01/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PROF. NEILDE PIMENTEL SANTOS - EMNPS: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas. Interdisciplinaridade. Transversalidade. Diretrizes Curriculares Nacionais.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Os estudos acerca das práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental nas diferentes áreas do conhecimento ainda hoje são vistos por diferentes autores como incipientes. O ambiente escolar é um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental, mas para que isso aconteça faz-se necessário, por parte do corpo docente, a transformação de velhas práticas, ditas tradicionais, por espaços formativos. Desse modo, a presente dissertação tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental está presente nas práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Neilde Pimentel Santos. A pesquisa é de caráter qualitativo. Para a coleta de dados foram analisados documentos que tratam da inserção da Educação Ambiental no ensino fundamental como: o Projeto Político Pedagógico da Escola, as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Planos de Aula dos Professores. Em seguida foi utilizada entrevista semiestruturada com professores e coordenadores da Escola e da Secretaria Municipal de Educação com o intuito de analisar de que modo à infra-estrutura oferecida pela instituição contribui para o desenvolvimento de uma proposta de Educação Ambiental. Os primeiros resultados revelam que os professores ainda não inserem as questões ambientais em suas práticas pedagógicas; visto que nos planos de aula a abordagem dos temas ambientais acontece pontualmente, geralmente associada a datas comemorativas. Além disso, as questões ambientais ficam restritas às temáticas das áreas de conhecimentos afins, como ciências e geografia.