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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO LIMA
DATA: 18/11/2013
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DED
TÍTULO: Propostas de educação na produção intelectual de Carvalho Neto (1926-1946)
PALAVRAS-CHAVES: Apropriação. Campo Educacional. História da Educação. Produção Intelectual. Carvalho Neto.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta tese objetiva pesquisar as propostas de educação na produção intelectual do jurista, escritor, jornalista e professor sergipano, Antonio Manoel de Carvalho Neto, a partir de livros publicados por ele, entre os anos de 1926 e 1946 e analisar o lugar dessas propostas nos projetos educacionais brasileiros. Tomou-se como motivação inicial a pesquisa desenvolvida no Mestrado, por meio da qual se localizaram produções que repercutiram nos campos do Direito e da Educação, através das temáticas levantadas por aquele intelectual. Tais obras permitem realizar análise no esteio da relação entre Literatura e História, na perspectiva da representação social, percepção e circulação das mesmas no campo jurídico e educacional no Estado de Sergipe e para além dele. Três obras principais estão no interesse desta pesquisa: “Legislação e Trabalho: polêmica e doutrina” (1926), “Vidas Perdidas” (1932) e “Advogados: como aprendemos, como sofremos, como vivemos” (1946), cuja investigação busca compreender de que maneira e em que dimensão sua produção se revestiu de propostas no campo da educação. Desta forma, é necessário empreender um estudo sobre a recepção e a apropriação que tais livros tiveram a partir da crítica que receberam da imprensa, de leitores e de instituições pelas quais circularam, sobretudo, investigar como as propostas de educação refletidas no conjunto das obras constituíram-se em contribuições para a educação em Sergipe e no Brasil. Esta pesquisa é produzida na perspectiva da História da Educação, a partir dos pressupostos da História Cultural e História Nova. Utilizam-se como fonte: a imprensa escrita, depoimentos de intelectuais sergipanos, fontes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, revistas e livros. Espera-se com esta investigação contribuir para os estudos em História da Educação em Sergipe, com perspectiva na História dos intelectuais, uma vez que, através da análise da produção intelectual de Carvalho Neto, é possível inscrevê-lo como um intelectual que participou, ativamente, das questões relacionadas ao campo da educação, tendo como lugar de produção o discurso jurídico, como parlamentar, como advogado ou como escritor. Dessa forma, lança-se mão de algumas categorias de análise que fornecem sustentação teórica, como: campo, habitus, capital social, capital cultural e capital científico (BOURDIEU); apropriação, circulação e representação (CHARTIER), além de intelectuais (SIRINELLI). Estes três teóricos conduzem a propositura da tese de que, na obra de Carvalho Neto, existem propostas de educação e instrução que estavam em pauta nacional e internacional, no período de sua produção e atravessaram décadas, entre as quais: educação no sistema prisional, formação profissional dos advogados, formação das professoras primárias e sua inserção no exercício da função.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO VIEIRA
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA

Notícia cadastrada em: 24/10/2013 14:41
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