Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO PAULO DORIA DE SANTANA

DISCENTE: JOAO PAULO DORIA DE SANTANA
DATA: 27/09/2013
LOCAL: SALA DE AULA DO NPGED, DIDÁTICA II, nº 105
TÍTULO: Autoalienação do trabalho e o trabalho docente em Pós-Graduação nas Universidades Federais
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho. Educação. Autoalienação.

A presente pesquisa está sendo constituída a partir da necessidade de investigarmos os nexos e determinações entre a autoalienação do trabalho e o trabalho docente do professor - pesquisador na pós-graduação stricto sensu da universidade pública brasileira, e especificamente na Universidade Federal de Sergipe. Nessa direção, tal objetivo se insere na problemática da crise estrutural do capital, ou seja, na reestruturação produtiva capitalista iniciada na década de 70 do século passado, no qual a educação e o conhecimento científico adquirem a função de força produtiva, instrumento de dominação política e ideológica. Nesta lógica, as universidades, e especificamente os professores estão no centro de uma grande contradição, pois a universidade pode ao mesmo tempo ser um lócus de formação de um sujeito humano e culto, tanto pode ser um espaço de sua alienação, no qual o mesmo é engolido por suas demandas visto o cenário de imediatismo, utilidade, superficialidade e irracionalidade crítica. A ideologia do produtivismo acadêmico disseminada pela CAPES, já está tão enraizada no campo acadêmico que, é comum os docentes incorporarem com naturalidade a falta de tempo para o lazer, família ou simplesmente recomposição das energias para retornar ao trabalho. Para tal análise partimos do materialismo histórico – dialético como método de pesquisa, pois nos permite compreender a realidade por meio de suas contradições, em sua totalidade, do todo sincrético e difuso, ao todo organizado no pensamento, por meio da capacidade humana de abstração. A exposição de nossa pesquisa seguira a seguinte ordem: 1) O trabalho e sociabilidade: dimensão ontológica e histórica; 2) Neoliberalismo e educação: políticas públicas para o ensino superior; 3) Intensificação e precarização da IES.

Externo à Instituição - JOELMA OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS