Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO JOSE FIDELIS NERI

DISCENTE: MARCIO JOSE FIDELIS NERI
DATA: 17/09/2013
LOCAL: UFS
TÍTULO: HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UNIT (2000) E NA UFS (2006): NARRATIVAS DOS GESTORES
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distancia. História. Universidade Tiradentes. Universidade Federal de Sergipe. Narrativas.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender, do ponto de vista histórico, o processo de implantação da Educação a Distância no ensino superior na Universidade Tiradentes - UNIT, instituição privada e na Universidade Federal de Sergipe - UFS, instituição pública, a partir das narrativas orais de gestores envolvidos nesse processo em ambas as instituições. A realização deste estudo centra-se na abordagem qualitativa, tomando como objeto e como fonte as narrativas orais dos gestores, com apoio documental de relatórios, portarias, fotográficas, dentre outros para compreensão das dificuldades e dos avanços na oferta das primeiras turmas, em relação à infraestrutura dos polos, de apoio presencial, o material didático (impresso e eletrônico) e das interações entre os envolvidos. Os dados coletados neste trabalho permitem evidenciar sobre as seguintes categorias: 1- Infraestrutura física do polo presencial: ambas as instituições faziam convênio com as prefeituras e os polos funcionavam em escolas do ensino fundamental, portanto sem estrutura adequada. 2- Infraestrutura do material didático: Na UFS, esse material era produzido internamente, com equipe específica do Centro de Educação a Distância, sendo os professores os responsáveis pela produção do conteúdo. Na UNIT, contratava uma gráfica só para finalizar o material, mas toda produção era no Núcleo de Educação a Distância da instituição. 3- Infraestrutura comunicacional: Na UFS, o ambiente virtual de aprendizagem era o Moodle que não funcionava be. Na UNIT, a primeira turma não tinha o sistema on-line, o processo era o seguinte: os alunos recebiam os materiais impressos, os professores planejavam as atividades e os tutores aplicavam e orientavam os alunos nos encontros presenciais.Nas narrativas já colhidas, evidencia-se o movimento de implementação das primeiras turmas de EAD foi norteadas de dificuldades e algumas superações.

Palavras – Chave: Educação a Distancia. História. Universidade Tiradentes. Universidade Federal de Sergipe. Narrativas.

Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO