Banca de DEFESA: ROOSEVELT RODRIGUES DA COSTA

DATA: 14/06/2013
LOCAL: Sala de Aula do NPGED DID 2 sala 105
TÍTULO:

O Programa Saúde na escola: análise da implementação de uma política pública de educação

PALAVRAS-CHAVES:

Programa saúde na escola; Formação; Organização do trabalho pedagógico.

O presente estudo tem como objeto as políticas sociais no Brasil com interface educacional, em especial, o Programa Saúde na escola – PSE, que se apresenta como uma política intersetorial de articulação entre saúde e educação orientando, por meio de um processo de formação permanente, atividades educativas nas escolas propondo intervenções na organização do trabalho pedagógico das escolas e dos professores. Com este objeto desenvolvemos uma investigação sobre as concepções e fundamentações ideológicas e educacionais gerais dessa política, explicitando a que projeto histórico está concatenada, como se estabelecem as relações entre a concepção de organização do trabalho dos profissionais de saúde e a concepção de organização do trabalho pedagógico mediados pela concepção de formação do programa e assim, podermos elaborar uma análise crítica que explicite as contradições existentes entre tais concepções preconizadas/idealizadas no documento/manual de diretrizes e as possibilidades do seu desenvolvimento na realidade da educação escolar. Essa análise desenvolve-se a partir da luta de classes, enquanto categoria que nos ajuda a compreender a realidade por contradição, tendo em vista que historicamente o modo de produção capitalista forja uma existência humana fragmentada em classes sociais que se expressam pelas contradições entre capital e trabalho, burguesia e proletariado, que são, por sua vez, expressão da exploração do homem pelo homem. Nesse contexto, nos posicionamos para uma análise a partir da perspectiva da classe trabalhadora, utilizado o método do materialismo histórico dialético. Para sua realização elaboramos o seguinte problema científico: qual a realidade e contradições encerradas na concepção de formação do programa saúde na escola enquanto implementação de uma política pública de educação concatenada à organização do trabalho pedagógico? Realizamos uma pesquisa teórica (bibliográfica) tendo delimitado para análise o guia de formação de profissionais de educação e saúde do PSE e o Manual instrutivo do PSE 2013, os quais encerram concepções de intersetorialidade, formação e organização do trabalho pedagógico. Utilizamos como técnica a análise de conteúdo orientado pelas categorias de análise: Realidade e Possibilidades. Com a pesquisa defendemos que as concepções teóricas (educacionais e pedagógicas) presentes no referido material didático e nas propostas de formação presenciais e à distância não consideram as determinações sócio-históricas e contradições concernentes a teoria e prática da realidade concreta na qual será operacionalizada a intervenção revelando, assim, tendências teóricas não críticas, ou seja que não estão atreladas às necessidades da classe trabalhadora. Essas determinações e contradições explicitam-se (1º) na proposta de formação permanente e à distância como principal via de capilarização; (2º) na dicotomia teoria-prática para realização das atividades; e (3º) no financiamento, que tem a rede de saúde como via de gestão do recurso. Além disso, (4º) consideramos que o PSE/SPE surgiu com uma proposta de atender as necessidades de uma população adolescente e jovem que está na escola, porém, as perguntas (os problemas) formuladas pelo programa não estão conectadas às necessidades reais da escola, mas sim às necessidades de atingir demandas da saúde pública, tendo a escola como lócus privilegiado.

Externo à Instituição - KÁTIA OLIVER DE SÁ
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 07/06/2013 11:32